Categories: Notícias

Novo malware rouba projeto de empresas

A Eset decobriu um malware que rouba projetos de empresas da América Latina desenvolvidos no software de desenho técnico AutoCAD, da Autodesk. A ameaça, chamada de Madre, foi divulgada na terça-feira (26/06) e já teria furtado mais de dez mil arquivos. As informações coletadas são enviadas a um servidor baseado na China.

Segundo Camillo Di Jorge, Country Manager da companhia no Brasil, esse é maior caso de ciberespionagem na região a utilizar um malware para furtar informações de empresas públicas e privadas.

O Madre, ameaça do tipo worm, está ativo desde 2009 e seu principal alvo tem sido o de atacar empresas públicas e privadas situadas na América Latina, das quais 95% delas estão localizadas no Peru.

Além disso, o código malicioso foi identificado em dois domínios que pertence ao governo do peruano. Uma das páginas infectadas é utilizada para processo de seleção de fornecedores para projetos em órgãos públicos.

O objetivo seria permitir que o cibercriminoso não só tenha uma maior efetividade como também um baixo índice de propagação, para evitar que as vítimas e a indústria de segurança da informação sejam alertadas.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

7 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

7 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

8 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

9 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

10 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

11 horas ago