Notícias

Um novo olhar para os negócios: a transformação através do design

Nos últimos anos, o termo design digital se popularizou no universo corporativo.  Inicialmente, havia uma visão limitada sobre o significado e o poder de transformação dessa disciplina. Hoje em dia, a área de design é considerada um dos principais vetores de crescimento dentro das empresas, possibilitando que se criem conexões entre tendências que transformam a vida e a forma de se relacionar das pessoas e os produtos e serviços.

A palavra design significa projeto; entretanto, por muitos anos, perdurou-se a ideia de que esse termo se relacionava apenas à aparência de algo, e não a sua funcionalidade. Com o passar do tempo – e com diferentes processos de transformação digital iniciados por diversas áreas de tecnologia e negócios –, o conceito passou a ser utilizado também com objetivos estratégicos.

O design possui uma premissa fundamental: tudo o que for planejado deve ter forma e função, sem perder de vista o público para o qual foi projetado, que é a real razão de existir. Embora pareça básico, havia pouca preocupação por parte das empresas, em especial as não nativas digitais, em entender que novas soluções precisam considerar a usabilidade e a experiência para dar o retorno do negócio esperado. Isso não é mais um extra, mas sim fator chave de sucesso em um mundo no qual o usuário está cada vez mais empoderado e exigente.

Leia também: Maioria dos consumidores não entende o que é Open Banking

Com o objetivo de colocar as pessoas no centro, a disciplina tornou-se uma peça fundamental em um mundo repleto de possibilidades e novos desafios, sendo um grande ativo da transformação digital. Perceber as dores dos usuários, pesquisar a concorrência e entender de que forma as tendências impactam o negócio, funções básicas do design, favoreceram o desenvolvimento da cultura da inovação. Isso promoveu avanços em definições de estratégias e aperfeiçoamento de processos. Através de técnicas cocriativas, gerou provocações nas instituições, nas pessoas, e impulsionou também um alto impacto nos negócios.

É natural do ser humano pensar em ideias e soluções olhando para o que a concorrência está fazendo. Problematizar, entender a fundo qual a “dor” que está sendo endereçada, sem dúvida nenhuma, ocorre em menor escala. Por exemplo, pensar nos problemas que estão sendo resolvidos e se as soluções propostas facilitarão a vida dos envolvidos não é algo trivial. É fundamental que esse modelo mental avance ainda mais nas empresas.

Para que uma transformação aconteça, é fundamental questionar as verdades estabelecidas, em vez de ponderar unicamente sobre as questões operacionais. Ou seja, é preciso pensar antes e além do software. Buscar a diferenciação significa redesenhar produtos, estratégias e a maneira como os resultados são atingidos. E é por esse motivo que, cada vez mais, as áreas de design digital oferecem mudanças centradas em pessoas, capazes de inovar – e até de revolucionar – negócios.

A década que estreamos em meio à pandemia tem um olhar mais voltado para a transformação da sociedade. Agora, precisamos ir além da transformação digital registrada entre 2010 e 2020. O design é a disciplina que pode ajudar a questionar o status quo e a endereçar os problemas empresariais e sociais complexos que ainda teremos que enfrentar.

* Caroline Capitani é VP de Design Digital e Inovação na Ilegra

Recent Posts

Nvidia adquire Run:ai, startup de gerenciamento de carga de trabalho de IA, por $700 mi

A Nvidia anunciou nesta quarta-feira (22) a aquisição da startup israelense Run:ai, sediada em Tel…

53 minutos ago

Biden investe bilhões em P&D de semicondutores para competir com a China

‌Com bilhões de dólares destinados a subsidiar fábricas domésticas, a administração do presidente Joe Biden…

2 horas ago

ESG também deve ser visto como prioridade entre os gestores dos departamentos de TI

A inserção da agenda ESG (da sigla em inglês que significa - Meio Ambiente, Social…

3 horas ago

IA Gen foi utilizada em mais de 50% dos ataques recentes contra empresas brasileiras, aponta pesquisa

Na mesma semana em que o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi),…

4 horas ago

Gao Kexin é novo CEO da Huawei Brasil

A Huawei acaba de anunciar Gao Kexin como o novo CEO da empresa no Brasil.…

20 horas ago

Phi-3 Mini: Microsoft introduz o menor modelo de IA até o momento

A Microsoft lançou, na última terça-feira (23), o Phi-3 Mini, com 3,8 bilhões de parâmetros…

21 horas ago