Totvs lança release do Protheus com foco em UX e produtividade

Um novo release para a linha de software de gestão corporativa Protheus, que incluiu também um novo binário

Author Photo
6:45 pm - 18 de outubro de 2021
Rodrigo Sartorio, Totvs

Um novo release para a linha de software de gestão corporativa Protheus, que incluiu também um novo binário – grosso modo um servidor da aplicação e seus componentes, ou AppServer –, promete não só os costumeiros ganhos de eficiência e velocidade que sempre vem a reboque em lançamentos dessa categoria. Trata-se, segundo a Totvs, de mais um capítulo da estratégia de ouvir os clientes para melhorar a produtividade.

Não por acaso a empresa programou, para os próximos dias dessa semana, um evento online e gratuito – a Semana Protheus 2021, entre terça (19) e sexta (22) – para apresentar as novidades aos clientes e colher feedbacks. O ERP está disponível para download há quase duas semanas, mas o lançamento oficial e está marcado para o evento, que inclui uma série de webinars, temáticos para aprofundar temas de interesse e tirar dúvidas.

Um piloto do release 12.1.33 (que promete, segundo a própria empresa, “ser o melhor de todos”) já vem sido feito há alguns meses com mais de 30 clientes.

“A gente construiu cenários de testes, e uma vez que [os clientes] recebessem o release novo já usariam a automação para validar”, explica Rodrigo Sartorio, diretor encarregado pelos produtos de backoffice da linha Protheus na Totvs, em entrevista ao IT Forum. “Foi bem formal, com compromissos e benefícios. Já estão rodando [a versão nova] há pelo menos 45 dias, alguns até mais, inclusive com fechamentos mensais e contabilidade.”

Leia mais: Mutant compra a DI4U e reforça estratégia de CX

Sartorio explica que o desenvolvimento de um novo release para um software de gestão tão complexo é “sempre um projeto de UX”, ou seja, trata-se de ouvir dos clientes as dores que atravancam a produtividade. Dessa vez, como resultado, surgem processos novos e outros modernizados.

“O servidor de aplicação é um dos componentes [do novo release]. O outro são as regras de negócio efetivamente. Ele traz inovação em duas partes importantes do Protheus, tanto a plataforma tecnológica como as regras de negócio”, conta o executivo, que exemplifica: contas a pagar, que ganhou uma série de melhorias e promete menos tempo gasto em certas interfaces. O módulo de faturamento também teve atualizações importantes de regra de negócio, “sempre pensando na produtividade do cliente”, diz o executivo.

Outras novidades que a Totvs promete mostrar durante essa semana incluem diversos aplicativos móveis, uso de inteligência artificial e outras novas funcionalidades. Há ainda novidades para clientes do segmento de manufatura, planos de saúde, varejo e RH, entre outros.

“Um [aplicativo móvel] que posso destacar é a prestação de contas avulsas de uma empresa, que pode ser feito no mobile. Quem viaja bastante e pega muitos recibos agora pode registrar, tirar foto da nota fiscal, e o financeiro já aprova”, explica Sartorio. “Temos ao longo dos releases modernizado essa experiência.”

Desafios

Se o objetivo final da Totvs com o Protheus é aumentara a produtividade dos clientes com base no que eles próprios dizem, o desafio subsequente é justamente distribuir essas novidades sem ignorar as necessidades específicas deles. Segundo Sartorio, a base atual de clientes do Protheus, incluindo aqueles que acumulam grande número de customizações, traz desafios.

“Minha base é muito grande e eu sempre tenho que respeitar [isso] nas evoluções. Para quem usa customização [o software] tem que continuar funcionando”, diz ele, que assegurar estar indo bem nesse processo. “Eu diria que os investimentos dos últimos anos ajudaram a tornar [a atualização] mais simples.”

O executivo cita recursos de telemetria que permitem acompanhar a evolução do processo em toda a base de clientes. É possível também acompanhar que release cada cliente usa, tornando o processo mais transparente. Trata-se, claro, de um processo mais simples quando o cliente hospeda a aplicação na nuvem fornecida pela própria Totvs, muito embora o diretor assegure que todas as nuvens públicas são suportadas graças a parcerias com Microsoft e AWS, por exemplo. O mesmo para nuvens privadas e sistemas on premise.

“A gente evoluiu isso a ponto de ter uma central de atualizações que mostra se o sistema está ou não atualizado e toma decisões para facilmente atualizar com alguns cliques”, diz. Sartorio não revela que parcela dos clientes da Totvs está na nuvem, nem em qual nuvem, mas que “entende que o mundo é híbrido e aceitamos isso”.

A expectativa da Totvs é que o novo release seja o principal produto rodando em sua base até o meio do ano que vem, até que venha uma nova versão.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.