Notícias

Setor de TI esbarra em transparência na divulgação de relatórios de ESG

As empresas de tecnologia avançaram na agenda de sustentabilidade, no entanto, há muito o que evoluir no âmbito dos relatórios de sustentabilidade. Para Nelmara Arbex, sócia de ESG da KPMG, as organização de TI ainda precisam progredir no que diz respeito à apresentação de compromissos públicos em relação aos grandes desafios da sociedade, como desigualdade e emissões.

De acordo com um recente mapeamento da KPMG, cerca de 83% das companhias de TI elaboram relatórios de sustentabilidade. Percentual semelhante a outras indústrias, mas ainda atrás do nível de publicação atingido pelas 250 maiores empresas do mundo.

Quanto às mudanças climáticas, metade das organizações de TI destacam o fenômeno em seus documentos. Mesmo que esse índice esteja acima da média geral das indústrias (39%), é inferior a marca das grandes companhias globais (56%). O mapeamento da KPGM levou em conta relatórios de sustentabilidade de 5.200 organizações, sendo 311 de tecnologia, distribuídas em 52 países.

Leia mais: No Dia do Orgulho LGBTQIA+, onde estão as pessoas trans na TI?

“O relatório mostra que foi feito um ligeiro progresso em termos de relatórios e garantia de sustentabilidade no setor de tecnologia, mas ainda há muito a ser feito pelas empresas de tecnologia com relação ao tema”, avalia o sócio de tecnologia da KPMG, Marcos Fugita.

Nesse sentido, a pesquisa aponta que menos de um quarto (24%) delas elaboram relatórios seguindo a seguindo a diretriz internacional TCFD, um grupo de empresas que estimula a padronização e quantificação dos impactos climáticos. Esse percentual é próximo aos 18% apresentados na média geral das indústrias, mas inferior à das 250 maiores empresas do mundo (37%).

Além disso, menos da metade das empresas de TI (44%) vincula os objetivos de redução de carbono às metas climáticas globais e reconhecem a perda de biodiversidade como um risco nos relatórios.

“Há ainda a expectativa de que esse segmento contribua com a agenda mostrando às outras indústrias como utilizar ferramentas tecnológicas e digitais para serem transparentes quando divulgam informações sobre impactos e performance nas áreas sociais e ambientais”, finaliza Nelmara Arbex.

Recent Posts

IA e abuso infantil: desafios tecnológicos para a proteção das crianças on-line

Um relatório da Universidade de Stanford alerta que o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e…

15 horas ago

Compass UOL reúne empresas adquiridas no AI/R Group

A Compass UOL, junto de suas empresas adquiridas nos últimos anos - Avenue Code, EdgyLabs,…

16 horas ago

Lideranças do Instituto Heineken, Petrobras e Basf discutem futuro sustentável no Distrito Itaqui

Nesta segunda-feira (22), em que se celebrou o Dia do Planeta, cerca de 30 executivos…

16 horas ago

EXCLUSIVO: AWS anuncia funcionalidades no Bedrock com foco em eficiência e diminuição de custo

A AWS tem como estratégia ser capaz de oferecer aos seus clientes opções de modelos…

17 horas ago

Sicoob Engecred investe em tecnologia e se torna cooperativa plena

Uma das maiores cooperativas do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sicoob…

17 horas ago

Zendesk aumenta incorporação de GenAI no portfólio de experiência do cliente

A Zendesk anunciou na semana passada, durante evento nos EUA, uma série de lançamentos que…

19 horas ago