Rodrigo Galvão vai para a Oracle Latam; Alexandre Maioral assume Brasil

Author Photo
9:30 pm - 22 de junho de 2021
Rodrigo Galvão Divulgação/Oracle

Quatro anos após chegar ao comando da Oracle Brasil, Rodrigo Galvão vai assumir a vice-presidência sênior para Tech Cloud na América Latina, nova unidade de negócios da companhia na região. Em seu lugar assume Alexandre Maioral, até então vice-presidente de aplicativos da Oracle no País.

A nova unidade de negócios faz parte de uma reformulação estrutural da Oracle na América Latina. São dois segmentos principais: tecnologia (que Galvão vai liderar), e que inclui infraestrutura, software e hardware; e aplicativos, focada em sistemas de gestão empresarial (que será gerida Adrian Durán, ex-vice-presidente sênior de sucesso do cliente e consultoria para a América Latina).

Segundo a empresa, a divisão liderada por Galvão foi criada para “habilitar o desenvolvimento tecnológico com grande foco em indústria e cloud”. “Estar à frente desta nova unidade para toda a América Latina é uma grande honra, e trabalharemos cada vez mais para trazer aos nossos clientes mais valor, mais conhecimento e atuar como mais do que consultores, reforçando nossa posição como parceiros de negócio”, diz Galvão, em comunicado.

Leia também: Oracle busca transformação cultural através de colaboração e transparência

Já Alexandre Maioral, que assume a presidência da Oracle Brasil, vai se reportar diretamente a Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle América Latina. O executivo será responsável pelas estratégias da operação brasileira. Segunda a própria empresa, ele dará continuidade à estratégia de cloud e uma abordagem consultiva e integrada às necessidades dos clientes. Também deverá ter “grande foco em traduzir as grandes inovações e tendências para a realidade do mercado” e promover “a formação continuada de uma liderança criativa, gestão bottom up e ter profissionais que saibam se adaptar para dar conta das mudanças exponenciais que impactam as empresas atualmente”.

Perfis executivos

A relação de Rodrigo Galvão com a Oracle é antiga: o executivo ingressou na companhia em 2002, quando tinha apenas 19 anos, como analista financeiro da área de contratos. Desde então, ocupou posições na área de vendas, como gerente e diretor, até se tornar vice-presidente, em 2015, e líder da área de vendas e inovação em cloud.

Em junho de 2019, assumiu o posto de presidente da companhia no Brasil, até então ocupado por Cyro Diehl. Sob seu comando, a gigante de tecnologia passou por uma profunda transformação cultural e aceleração dos negócios.

Uma de suas iniciativas foi o programa Liderança Criativa, que promove uma comunicação mais aberta e transparente com funcionários.  Através do “Papo Aberto com Galvão”, por exemplo, que qualquer funcionário tem oportunidade de falar com o presidente, independentemente da função.

Galvão é bacharel em administração pela PUC-SP, e tem MBA pela Universidade de Michigan e Universidade de Navarra.

Alexandre Maiorial está há quase dez anos na Oracle Brasil. Iniciou a carreira como gerente executivo da companhia e passou pelas áreas de contas estratégicas, serviços de experiência do cliente, tecnologia e inovação. Atuou na linha de frente dos processos de consolidação da área de aplicativos na operação brasileira.

É formado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.