Rio Innovation Week quer fomentar conhecimento sobre inovação e tecnologia

Objetivo também é fomentar negócios entre startups e empresas, diz Fábio Queiroz, presidente do comitê organizador do evento

Author Photo
3:05 pm - 14 de janeiro de 2022
Fábio Queiroz, presidente da Asserj Fábio Queiroz, presidente da Asserj Foto: Jaqueline Souza

A primeira edição do Rio Innovation Week começou nessa quinta (13) e vai até domingo (16) no Jockey Club Brasileiro, na capital carioca. Com foco em empreendedores, investidores, profissionais, executivos e representantes do governo na área de inovação e tecnologia, o evento distribui em 19 palcos painéis sobre inovação e tecnologia aplicados à diversas áreas, como varejo, saúde, turismo, sociedade 5.0, entre outros.

O IT Forum está no evento e os textos podem ser lidos nesse link.

“Em 2018, viajei para Nova Iorque para visitar a NRF e voltei com o propósito de fazer um evento de inovação e tecnologia no Rio de Janeiro”, lembrao Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ e Presidente do Conselho Organizador do Rio Innovation Week, em entrevista ao IT Forum. “No mesmo ano, criamos o Conecta apenas para supermercados, para 600 pessoas. Com tudo pronto para a terceira edição do Conecta, veio a pandemia e a gente entendeu que vários eventos de tecnologia e inovação talvez não acontecessem. Então, tivemos a ideia de criar esse hub, o Rio Innovation Week e acoplar diversos setores.”

Leia também: Com pandemia, TI ganha protagonismo no Rio de Janeiro

Durante os quatro dias, a organização do evento espera um público de aproximadamente 20 mil pessoas (cinco mil por dia). “A maior parte das pessoas vem para fazer negócios, porque é um evento que trouxe a experimentação da tecnologia para desmistificar a ideia de que a tecnologia é complexa”, diz o executivo.

Um dos focos e metas do evento, diz Fábio, é acabar o último dia do Rio Innovation Week com ao menos uma startup unicórnio. Para fomentar esse mercado, são 1.200 startups espalhadas por todo o espaço e diversos agentes financiadores que estão fazendo rodadas de negócios e investimento com esses empreendedores.

Reclamações

O espaço, bastante amplo e com diversas áreas parcialmente ou totalmente abertos. para evitar a aglomeração, é bem-vindo em um momento em que os casos de covid-19 aumentam no Rio de Janeiro. Porém, as altas temperaturas do verão na capital carioca incomodam os participantes.

Não foi difícil encontrar pessoas reclamando do calor ou usando papeis para se abanar nas palestras. Questionado sobre a infraestrutura, Fábio afirmou que, mesmo com a instalação de ar condicionado, as máquinas demoram para dar conta de todo o espaço. Também perguntei sobre outra reclamação escutada: a falta de wi-fi. O executivo frisou que não há a oferta de internet gratuita pelo evento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.