Notícias

Recordes de tráfego: dois exemplos da explosão de dados no Brasil em 2020

Se for difícil imaginar o quanto o volume de dados transmitidos nas redes das operadoras brasileiras cresceu desde o início da pandemia, ainda é possível desenhar. O gráfico logo abaixo mostra a curva ascendente de dados trafegado nos últimos 12 meses e medidos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Gráfico de crescimento do tráfego de dados no IX.br nos últimos 12 meses. (Fonte: IX.br, atualizado em 04/05/2021 às 19h)

Em março de 2021, aliás, foi registrado um novo recorde histórico. No dia 7 daquele mês, o Brasil Internet Exchange (ou IX.br), projeto do CGI.br e do NIC.br que congrega pontos de troca de tráfego de internet (PTT), atingiu um pico de tráfego de 16 terabits por segundo (Tbps). A marca, que segundo as entidades é única no planeta, representa crescimento de 60% na comparação com o número registrado um ano antes, ou seja, antes da quarentena motivada pela pandemia de COVID-19.

O IX.br implanta e promove infraestrutura para interconexão entre redes que compõem a internet no Brasil. O projeto mapeia 33 regiões metropolitanas que apresentam grande interesse de troca de tráfego. Há um ano esse pico ficava em 10 Tbps.

Gráfico de crescimento do tráfego de dados no IX.br desde 2014. (Fonte: IX.br, atualizado em 04/05/2021 às 19h)

Segundo Júlio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br, a pandemia sozinha não explica os números. Eles se devem também ao aumento na procura por conexão nos PTTs do projeto, além da entrada de novos provedores de conteúdo no mercado brasileiro e o aumento do número de usuários dos provedores de internet (ISPs).

Ou seja, o mercado brasileiro já estava aquecido e deve continuar consistente.

Efeito prático

Outro bom termômetro da aceleração da transformação digital das empresas no último ano, e por consequência do tráfego de dados nas redes brasileiras, pôde ser observado na Equinix. A provedora multinacional de infraestrutura registrou o crescimento mais expressivo no Fabric, cujo aumento de tráfego no Brasil foi de quatro vezes entre março e dezembro de 2020.

Trata-se de uma solução que permite às empresas se conectarem diretamente a nuvem de grandes provedores, incluindo AWS, Google, IBM, Microsoft e Oracle. Também faz a ponte com serviços de telecomunicações e colaboração, como Zoom e Cisco Webex. Segundo a empresa, o aumento reflete o investimento feito ao longo de 2020 por organizações de variados setores em cloud e ferramentas de videoconferência para sustentar operações remotas, enquanto os usuários ampliaram o consumo de streaming.

Leia mais: O som ao redor (da tecnologia)

Globalmente, segundo a empresa de data center, o tráfego no Fabric cresceu 2 vezes em 2020.

Outro dado que demonstra a demanda por conectividade foi a alta de 120% entre fevereiro e dezembro no volume de tráfego do Equinix IX, ponto de peering redundante ao IX.br. Confirmando o diagnóstico do NIC.br, a Equinix diz que houve crescimento expressivo do número de empresas participantes do ecossistema, o que levou a empresa a estender a oferta do IX no Rio de Janeiro em novembro do ano passado.

O Equinix IX registrou pico de tráfego de 8% no quarto trimestre de 2020 em comparação com o período anterior. Na comparação anual foi um crescimento de 43%, impulsionado principalmente por serviços de nuvem, conteúdo (streaming) e games.

Pandemia e transformação

Segundo Eduardo Zago de Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, o aumento do tráfego de dados registrado em 2020, mesmo com a pandemia, não foi inesperado. “Como a Equinix é uma empresa de infraestrutura crítica, estamos preparados para responder a momentos de crise”, diz o executivo em entrevista ao IT Forum.

Segundo ele, o aumento do tráfego de interconexão em um curto espaço de tempo foi considerável, mas a empresa tinha capacidade disponível porque a pandemia coincidiu com um momento de atualização tecnológica. E que deve continuar com novos investimentos em 2021.

Leia mais: Netflix supera 200 milhões de assinantes em 2020

“Aqui no Brasil, seguimos com expansões em São Paulo nos data centers SP3 e SP4, entregues neste [primeiro] trimestre [de 2021], e com a construção do SP5x, com entrega prevista para o terceiro trimestre”, conta o executivo. O SP5x deve prestar serviços para empresas que precisam de muito espaço e energia, ou hyperscalers, como grandes empresas de computação em nuvem.

Segundo Carvalho, essas empresas atraem ainda mais demanda por interconexão, já que os clientes da empresa poderão usar o Fabric para se conectarem a esses parceiros.

Outro aspecto que deve ampliar os investimentos por parte da empresa é o vindouro leilão da quinta geração de redes móveis (5G), que deve acontecer esse ano. Para o presidente da Equinix, as teles poderão expandir o uso de serviços de redes virtuais para reduzir a distância entre a infraestrutura digital e as pontas (edge). “Essa arquitetura permite que os provedores de serviços de rede implantem novas soluções e implementem casos de uso avançados para monetizar seus investimentos no 5G com mais rapidez”, diz.

Recent Posts

Gao Kexin é novo CEO da Huawei Brasil

A Huawei acaba de anunciar Gao Kexin como o novo CEO da empresa no Brasil.…

6 horas ago

Phi-3 Mini: Microsoft introduz o menor modelo de IA até o momento

A Microsoft lançou, na última terça-feira (23), o Phi-3 Mini, com 3,8 bilhões de parâmetros…

6 horas ago

Falta uma semana para o IT Forum Trancoso 2024

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Falta apenas uma semana para o começo do…

7 horas ago

Google demite mais funcionários após protestos contra acordo com Israel

Após os recentes protestos contra o Projeto Nimbus com Israel, o Google tomou medidas adicionais,…

8 horas ago

Deal anuncia investimento de R$ 2 mi na fintech Baasic

Em busca de crescimento no mercado financeiro e aumento de recursos no portfólio, a Deal…

9 horas ago

Joe Biden assina lei que pode banir TikTok dos EUA

[Atualização às 13h10] Conforme o esperado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a…

10 horas ago