Qual seu nível de otimismo sobre futuro da IA?
O início de um novo ano é sempre oportuno para refletir em especial em relação ao avanço tecnológico
A MIT Technology Review realiza uma lista anual das 10 Tecnologias Revolucionárias, para ajudar você a decidir. Este é o 24º ano que essa seleção é publicada. Assim como nas primeiras listas (a de 2001 destacou interfaces cérebro-computador e ferramentas para rastrear conteúdo protegido por direitos autorais), as tecnologias de 2025 podem beneficiar a sociedade, prejudicá-la ou ambas as coisas.
Avanço da IA
A inteligência artificial (IA) está no centro de quatro inovações da lista deste ano. Entre elas, destaca-se a busca com IA generativa, que está se tornando o padrão no Google com seus resumos de IA. Essa funcionalidade promete organizar o gigantesco volume de informações da internet e oferecer respostas melhores para nossas perguntas. No entanto, ao mesmo tempo, está transformando o modelo de remuneração de criadores de conteúdo e posicionando IAs suscetíveis como árbitros de fatos e verdades.
Leia também: 5 cargos de tecnologia em alta para 2025, segundo o PageGroup
E a robótica?
Outra inovação é o enorme progresso na robótica. Graças à IA, robôs estão aprendendo mais rapidamente. Isso levanta questões: confiaríamos em robôs humanoides em nossos espaços mais íntimos? Como nos sentiríamos se esses robôs fossem controlados remotamente por humanos em outros países?
Astronomia em pauta
Além da IA, a lista aborda outros avanços tecnológicos. Este ano, espera-se progresso no estudo da matéria escura, usando a maior câmera digital já construída para astronomia; a redução de emissões de metano produzidas por bovinos; e uma nova injeção que pode prevenir o HIV por seis meses. Além disso, tecnologias como robotaxis e células-tronco estão finalmente cumprindo algumas de suas promessas.
Um ano de divisões culturais
A lacuna entre os tecno-otimistas e os demais deve aumentar em 2025. A nova administração dos EUA será fortemente influenciada pelo Vale do Silício, com figuras como Marc Andreessen (autor do “Manifesto Tecno-Otimista”) e Elon Musk prometendo reverter políticas vistas como lentas ou excessivamente cautelosas pelo governo anterior.
Por isso, a proposta é para um experimento simples: pense no seu nível de otimismo em relação à tecnologia. Leia nossa lista de inovações e veja se sua perspectiva muda. Muitos descobrem que não se encaixam perfeitamente em campos de otimistas ou pessimistas. Talvez seja nesse meio-termo que o progresso real aconteça.
Os maiores fracassos da IA em 2024
Embora tenha brilhado no cenário global, contribuindo até para pesquisas vencedoras do Prêmio Nobel de Química, a IA teve seus tropeços. De chatbots oferecendo conselhos ilegais a buscas baseadas em IA com resultados questionáveis, os desafios foram muitos.
Por que isso importa: esses fracassos destacam questões não resolvidas, como quem deve moderar os conteúdos gerados por IA, o quanto confiamos cegamente nas respostas dessas ferramentas e como lidar com a avalanche de conteúdos descartáveis gerados por IA.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!