Notícias

Quais são os benefícios de uma cultura empresarial unificada pelo BPO?

Discutir sobre o impacto do BPO para a realidade operacional de uma empresa é sempre uma tarefa complexa, afinal, os efeitos da terceirização de processos são abrangentes e afetam diversos departamentos e procedimentos corporativos. O trunfo do outsourcing repousa justamente na quantidade de benefícios que é capaz de proporcionar ao gestor, oferecendo um espaço aberto à inovação como referencial analítico para a cultura interna.

Nesse momento de instabilidade e retomada econômica, a cautela por decisões que sustentem uma recuperação natural das atividades deve vir acompanhada de um planejamento estratégico preocupado com o contexto fiscal. É possível dar continuidade à inserção da tecnologia, característica indispensável na contenção dos obstáculos provocados pelo período de coronavírus. Os próximos meses serão fundamentais e desafiadores para pequenas, médias e grandes empresas, sem exceções. E o BPO é uma possibilidade factível para todos os setores.

Sinal positivo à transformação digital

Em termos gerais, a transformação digital defende a disseminação de uma inteligência analítica com base nos dados. Na prática, isso significa utilizar insumos a partir de informações armazenadas em um sistema digital seguro e redirecioná-los para finalidades específicas, de acordo com o valor extraído de cada um. Tomadas de decisões mais assertivas, por exemplo, tornam-se um objetivo muito mais palpável se o líder possuir objetos originados pela análise preditiva à sua disposição.

Repassar o comando do fluxo informacional para uma empresa de BPO é abraçar esse novo patamar tecnológico com a segurança de profissionais respaldados pelo uso de soluções digitais consolidadas. Vale destacar que o prestador de serviços terceirizados é o responsável por bancar a presença da tecnologia. Ao escolher pelo BPO, a organização contratante está adquirindo um pacote de processos em que a transformação digital é componente incluso.

Otimização de processos em prol da produtividade

A utilidade estratégica do BPO vai além da tomada de decisão. Aproveitar as vantagens propostas por ferramentas inovadoras sem deixar de valorizar o material humano é um objetivo primordial e que visa um equilíbrio bem-vindo entre as partes. Não é sobre ofuscar o profissional e o retirar de sua função sem qualquer planejamento por trás.

Com o serviço de outsourcing lidando com procedimentos exaustivos e padronizados, de pouco caráter subjetivo, o profissional terá tempo hábil e disponibilidade para exercer cargos de alto teor estratégico. Nesse sentido, a valorização humana é consequencial e evidenciada no dia a dia operacional. Em outras palavras, o incentivo à produtividade das equipes será recorrente através do suporte do BPO.

Segurança fiscal para enfrentar os novos tempos

Segundo um estudo recente publicado pela Unisys, que visa estabelecer um parâmetro sobre o índice de segurança do público consumidor, apenas 29% dos brasileiros confiam nas empresas para lidar com seus dados. Essa pesquisa vai de encontro a um quadro fiscal que precisa mudar por parte do empresariado. Áreas contábeis são exemplos contundentes, na medida em que movimentam uma quantidade exacerbada de informações sensíveis à legislação.

Optar pela adoção do BPO também é caminhar rumo à estabilidade fiscal. Não há como negar a importância da máquina e sua assertividade técnica para lidar com dados, e com essa etapa operacional tão delicada sob a tutela de profissionais acostumados ao dinamismo fiscal do país, o gestor terá a tranquilidade de um futuro sem grandes riscos à saúde financeira de seu negócio.

Esses são alguns dos diversos benefícios do BPO. Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe do debate e faça essa reflexão.

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance

Recent Posts

Cisco: trabalhadores buscam escritórios com mais espaços de colaboração

Menos da metade (47%) dos trabalhadores ouvidos por um novo estudo global da Cisco acredita…

5 horas ago

Meta AI: Meta entra na disputa com o ChatGPT e lança assistente de IA

A Meta entrou na disputa com o ChatGPT com o lançamento oficial da Meta AI,…

6 horas ago

Amdocs: IA generativa terá impacto ‘profundo’ para 90% das operadoras de telecom

Para 90% das operadoras de telecomunicações do mundo, o impacto que a IA generativa terá…

6 horas ago

Bancos pretendem investir R$ 47,4 bi em tecnologia em 2024

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou essa semana a primeira parte da sua já…

7 horas ago

Decisões sigilosas de Moraes sobre remoção de perfis do X são divulgadas por deputados dos EUA

Uma comissão de parlamentares do Congresso dos Estados Unidos divulgou na noite desta quarta-feira (17)…

7 horas ago

SEK anuncia aquisição da Proof

A SEK (Security Ecosystem Knowledge), provedora de soluções e serviços de cibersegurança do Pátria Investimentos,…

8 horas ago