Notícias

Presidente da Telebras assume Ministério das Comunicações

Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras, deve ser nomeado oficialmente nesta quinta-feira (23) como o novo ministro das Comunicações. A indicação foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Davi Alcolumbre (União BrasilAP), presidente do Senado, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira. Juscelino Filho (União-MA), ex-ocupante da pasta, também participou do encontro.

Siqueira está à frente da Telebras desde maio de 2023 e é considerado um perfil técnico. É engenheiro civil, formado pela Universidade de Pernambuco, e possui mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações.

Leia mais: Com a ascensão dos marketplaces, o e-commerce morreu?

Sua trajetória inclui 21 anos na Oi, onde exerceu a função de diretor de Relações Institucionais. Também atuou na área de Vendas Corporativas para o setor público na Oi Soluções. Nesse papel, liderou iniciativas comerciais nas regiões Norte e Nordeste.

A Telebras, vale lembrar, é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, vinculada ao Ministério das Comunicações.

A liderança da pasta estava vaga desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de corrupção passiva e crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares.

Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, chegou a ser cogitado para o posto, mas recusou o convite do presidente Lula.

*Com informações de Folha de S.Paulo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Resiliência e criatividade atuam na globalização do DNA brasileiro em tecnologia

por Thaís Trapp O Brasil formou profissionais moldados pela diversidade, pela complexidade e pela necessidade…

2 horas ago

Startup brasileira vence prêmio do MIT com IA que detecta risco de câncer em hemograma

A Huna, startup brasileira de inteligência artificial aplicada à saúde, venceu o MIT Solve Future…

2 horas ago

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

15 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

15 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

17 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

17 horas ago