Prefeitura de São Paulo abre edital para startups com foco em sustentabilidade

Empresas podem se inscrever até o fim de maio e escolhidos participarão de diversas ações

Author Photo
4:36 pm - 17 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de São Paulo está com edital aberto para seleção de startups que atuam ou queiram desenvolver um negócio com foco na produção de soluções de sustentabilidade e economia verde. Serão selecionadas até 30 iniciativas que receberão, durante um ano, oficinas qualificativas em gestão de negócios, mentorias individuais, assessorias e um processo de aceleração. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio nesse link.

“A Prefeitura de São Paulo tem como um de seus principais objetivos proporcionar uma ampla retomada econômica da Capital. Para isto, lançamos recentemente o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, estudando os principais setores da cidade. No documento, foi possível identificar que a economia verde faz parte das economias do futuro, e por este motivo, esse processo de aceleração será fundamental não só para apoiar as empresas, mas também para fortalecer a competitividade no município, participar da internacionalização da economia, gerando mais empregos e iniciativas inovadoras”, diz Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Os participantes poderão fazer parte de eventos nacionais e internacionais, promovidos pela Prefeitura de São Paulo e por parceiros; reuniões de mercado com participação de outros acelerados e atores do setor; e masterclasses com temas relacionados aos segmentos fomentados pelo Green Sampa, como temas de governança corporativa, sustentabilidade, geração e medição de impacto positivo, entre outros.

O processo será realizado no Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, zona oeste da capital paulista, onde as startups selecionadas serão residentes e receberão um espaço fixo para desenvolver as suas atividades e expor os seus produtos e soluções.

O edital permite a inscrição de empresas em diferentes estágios de maturidade, para as quais serão ofertadas trilhas específicas para o desenvolvimento das soluções. Os tipos de negócios são divididos em:

  • Ideação: negócios que estão em fase inicial, construindo e levantando hipóteses, identificando o problema e a lacuna de mercado. Empresas já existentes no mercado que querem desenvolver um produto ou serviço novo.
  • Validação: negócios já existentes no mercado, cujo produto e modelo estão em experimentação, testados e com MVP pronto ou em construção.
  • Tração: negócios já existentes no mercado, com clientela, organizados e gerando receita, mas que estão em fase de identificação de áreas para crescer, fontes alternativas de renda e aumento de equipe e faturamento.
  • Escala: negócios estruturados, com espaço no mercado, com desafios de crescimento constante e expansão geográfica de mercado e investimento para expandir e replicar.

Cada iniciativa deverá apresentar soluções em um dos nove eixos do programa: qualidade de água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; eficiência energética, energia limpa e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; qualidade do ar; e resíduos sólidos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.