Notícias

Por expansão internacional, Marluvas atualiza infra com SAP e HPE

Atualizar soluções tecnológicas com urgência para que as atuais não emperrem planos futuros de crescimento e expansão. A TI de muitas empresas já se viu diante de dilema de investimento semelhante. Foi o que aconteceu em setembro de 2019 com a mineira Marluvas, indústria do ramo de calçados e luvas que compõem equipamentos de proteção individual (EPIs).

A empresa com sede em Dores de Campos, que fica à cerca de 200 km da capital Belo Horizonte, decidiu colocar em prática um plano de crescimento e expansão tecnológico. Uma das principais demandas era melhorar o sistema de logística e expedição, que naquele momento ocasionava demora no envio de produtos – levava-se até 20 dias úteis para efetivar uma entrega.

Com a nova tecnologia, o objetivo da fabricante era diminuir esse tempo para menos de 5 dias em fretes nacionais.

Leia também: Estudo: 92% dos colaboradores em home office demandam mais suporte de TI

A revendedora Segmento Digital, escolhida para o projeto, começou a desenhar um ambiente de TI ideal para a empresa, considerando soluções que trouxessem agilidade e capacidade de escalonamento. A principal solução escolhida, o ambiente SAP HANA, pedia estrutura robusta de data center, servidores e nuvem. Foi escolhido o armazenamento MSA e os servidores ProLiant Gen 10, ambos da HPE.

Enquanto o MSA 2050 Storage promete simplicidade e flexibilidade no controle de desempenho a partir de um console de fácil gestão, a linha de servidores foi pensada para aumentar o poder de computação, memória e capacidade de armazenamento. Também mais segurança contra ciberataques.

“A solução proposta tem o objetivo de suportar uma transformação digital em nossa empresa, dando o primeiro passo para essa nova fase, buscando a melhoria de processos, maior controle e informações em tempo real, de forma a contribuir para a tomadas de decisão ágeis e assertivas”, explica Felipe Thalacker, diretor de marketing da Marluvas.

Razões e resultados

O ambiente foi planejado em conjunto entre Marluvas, Segmento Digital e HPE, entre outras partes envolvidas. A meta era entregar a melhor solução possível com o melhor custo-benefício. Além da HPE e da SAP, outros players entraram no pacote de soluções, incluindo APC, Suse, VMware, Microsoft, Veritas e Aruba.

Toda a instalação foi realizada remotamente em junho de 2020 e finalizada em setembro do mesmo ano – com exceção do SAP HANA, que ainda segue em implementação. O trabalho foi feito por times de especialistas em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Nova Delhi, na Índia. Além de melhorias em tempo e valor de frete, a Marluvas já sente o impacto do projeto em tarefas cotidianas de TI, incluindo segurança e tempo de backup.

“Como se trata de uma migração de sistema, e ele ainda está em fase de implementação, ainda não temos dados disponíveis. No entanto, a expectativa é que as mudanças tragam significativas melhorias de processo, contribuindo para a redução de nossos custos e melhoria do nível de serviços”, explica Thalacker.

Em termos de ganhos de negócio, a Marluvas espera conquistar mercados na Europa e nos Estados Unidos – até o fim de 2020 a empresa exportava para 16 países, a maioria na América Latina. “Queremos triplicar o nosso volume de exportação em cinco anos. Nosso objetivo é ter cerca de 12% do nosso faturamento com a venda de nossos produtos para o exterior”, diz o executivo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Samsung, Simpress e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

15 horas ago

5 cursos gratuitos para conseguir a sonhada vaga em tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

16 horas ago

TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades…

17 horas ago

Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em…

18 horas ago

Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última…

18 horas ago

IA: Meta adverte que restrições na tecnologia podem enfraquecer influência dos EUA

A Meta destacou preocupações sobre as consequências de limitar o compartilhamento público de certas tecnologias…

19 horas ago