Notícias

Oi Streaming Box concorre com Apple TV por R$ 819 a menos

Na terça-feira (17), a Oi iniciou as vendas do Streaming Box, um hub para TVs se tornarem mais inteligentes e interativas. A aposta, homologada pela Anatel e pelo Google, traz conteúdo OTT (Over the Top) para uma experiência mais completa, segundo a companhia.

O valor sugerido do Streaming Box, que já está à venda nas lojas da empresa em todo o Brasil, é de R$ 480. Ele conta com Android TV, recursos como o Google Assistente e acesso a serviços como Oi Play, Netflix, YouTube, Fox+ e outros. Os clientes também poderão baixar outros aplicativos disponíveis na loja do Google.

A empresa visa integrar tanto usuários de TVs convencionais quanto os que já possuem Smart TVs. O streaming é feito em 4K e o dispositivo ainda possui controle remoto (que permite o acesso ao Assistente) e é compatível com joysticks USB para jogos da Play Store.

Em junho, quando anunciou o dispositivo, a Oi também apresentou avanços relacionados ao serviço de FTTH (Fiber-to-the-Home). No primeiro trimestre de 2018, a fibra chegou a 1,7 milhão de casa (Homes Passed) e conectou 200 mil casas (Homes Connected) até maio do mesmo ano.

Em maio de 2019, a Oi Fibra estava no topo do ranking de velocidade da Netflix com internet por fibra; em agosto, a operadora passou para o terceiro lugar: em primeiro vem a Vivo Fibra, que subiu cinco posições, e em segundo a Algar Fibra.

Oi Play ‘2.0’

A nova versão da plataforma Oi Play também foi apresentada. A solução de streaming permite acesso a serviços como do Discovery, ESPN, FOX, Globosat, HBO, Telecine e outros. Também é possível assistir canais ao vivo e alugar títulos.

A aposta mais firme no serviço de streaming digital tem sido cada vez mais demonstrada pela companhia. Para Roberto Guenzburger, diretor de Marketing da Oi, uma parte importante da estratégia está na nova plataforma.

“O desenvolvimento [da nova Oi Play] ficou pronto no primeiro trimestre desse ano”, diz o executivo. A Oi Play foi lançada há três anos “como uma plataforma para clientes de TV por assinatura”.

“Essa nova versão evoluída é para clientes banda larga e pós-pago”, disse ele. No primeiro trimestre de 2019, após o lançamento do plano móvel ‘Oi Mais Digital‘, a base de clientes pós-pago da operadora aumentou 20% em comparação com o primeiro trimestre de 2018.

Em comunicado, a operadora confirma que, pela primeira vez na história da empresa, o pós-pago representou 51% da receita do segmento móvel.

Como diferencial da nova Oi Play, Guenzburger destaca que “o cliente faz a autenticação apenas uma vez e consome conteúdo diretamente, sem ter o necessariamente o app instalado”.

Streaming Box vs Apple TV

De acordo com o relatório We Are Social (DataReportal 2019), brasileiros consomem, diariamente, 3h29min de conteúdo nas suas TVs. Isso inclui a programação casual, streaming e VoD (Video on Demand).

Em paralelo ao lançamento de uma nova plataforma, Guenzburger diz que a empresa vinha “trabalhando numa alternativa para a casa dos clientes”. Daí, então, nasceu o Streaming Box.

O hub, segundo ele, “facilita muito o acesso a todos os conteúdos VoD”. A companhia tem dois públicos endereçados para o dispositivo:

  • 1) O consumidor que hoje não tem uma Smart TV em casa;
  • 2) O que tem Smart TV, “mas que quer consolidar todas suas assinaturas de OTTs numa única solução”.

O segundo tópico é associado por Guenzburger “em comparação com o Apple TV”. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2,8% das residências não possui televisão.

Concorrência no streaming

“Ela [Streaming Box] compete diretamente com o Apple TV, porém com sistema operacional Android e Google Assistente”.

Para Guenzburger, a concorrência com o Apple TV afeta, também, o bolso do consumidor. O dispositivo da Oi custa R$ 480, e o modelo com 32 GB do Apple TV R$ 1.299; a diferença é de R$ 819. Por ser baseado no sistema do Google, usuários também podem baixar outros aplicativos de streaming, jogos e afins.

Mas, claro, o consumo de mídia e internet tem sido cada vez maior em dispositivos móveis, como no smartphone. O IBGE relata que o uso de internet no Brasil é feito por 97% da população; pela TV, o volume é de 16,3%. Isto não significa que estes sejam os únicos meios de acessos dos que responderam a pesquisa.

“Hoje a gente identifica, através das pesquisas”, diz o executivo, que “apesar do consumo crescente de vídeo no smartphone, ainda existe uma grande participação da TV. Principalmente do público mais velho”.

A proposta, então, é oferecer experiência simples e de baixo custo. “Isso é muito importante porque a gente vive um cenário econômico complexo, com concorrentes oferecendo componentes por R$ 1.000”.

Se o Streaming Box poderia se tornar um concorrente ao próprio Chromecast, Guenzburger diz que não, “pois são dois produtos bem diferentes”. “O Chromecast é mais para um usuário que quer replicar a tela do seu smartphone”, diz ele.

Vale lembrar que o Chromecast, por exemplo, também permite instalar outros aplicativos.

Recent Posts

ESG também deve ser visto como prioridade entre os gestores dos departamentos de TI

A inserção da agenda ESG (da sigla em inglês que significa - Meio Ambiente, Social…

35 minutos ago

IA Gen foi utilizada em mais de 50% dos ataques recentes contra empresas brasileiras, aponta pesquisa

Na mesma semana em que o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi),…

1 hora ago

Gao Kexin é novo CEO da Huawei Brasil

A Huawei acaba de anunciar Gao Kexin como o novo CEO da empresa no Brasil.…

17 horas ago

Phi-3 Mini: Microsoft introduz o menor modelo de IA até o momento

A Microsoft lançou, na última terça-feira (23), o Phi-3 Mini, com 3,8 bilhões de parâmetros…

18 horas ago

Falta uma semana para o IT Forum Trancoso 2024

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Falta apenas uma semana para o começo do…

19 horas ago

Google demite mais funcionários após protestos contra acordo com Israel

Após os recentes protestos contra o Projeto Nimbus com Israel, o Google tomou medidas adicionais,…

20 horas ago