Notícias

Pela primeira vez, Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA

A Nvidia anunciou que está colaborando com parceiros para projetar e construir fábricas que, pela primeira vez, produzirão supercomputadores de IA nos Estados Unidos. A empresa encomendou mais de 90 mil m² em instalações de manufatura para desenvolver e testar chips Blackwell no estado do Arizona, além de supercomputadores no Texas.

A TSMC, parceira na produção, já fabrica chips Blackwell no Arizona. A própria Nvidia também está erguendo unidades de supercomputação no Texas, enquanto suas parceiras, Foxconn e Wistron, atuam em instalações nas cidades de Houston e Dallas, respectivamente.

Leia mais: Meta vai treinar sua IA com dados de usuários da União Europeia

A expectativa é que a produção em larga escala nessas plantas se intensifique nos próximos 12 a 15 meses. Nos próximos quatro anos, a Nvidia pretende investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos, por meio de colaborações com a TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor e SPIL.

“Os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, declarou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “Adicionar a fabricação americana nos ajuda a atender melhor à incrível e crescente demanda por chips e supercomputadores de IA, fortalece nossa cadeia de suprimentos e aumenta nossa resiliência.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

14 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

14 horas ago

IA muda jornada de compra e devolve relevância aos sites de avaliação B2B, diz Forrester

A ascensão dos agentes de inteligência artificial (IA) está criando uma oportunidade para plataformas de…

15 horas ago

Prêmio Executivo de TI do Ano 2026: conheça os critérios de avaliação

Continuam abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano 2026. A iniciativa,…

16 horas ago

Meta cria programa de formação para técnicos de data centers em meio à expansão da infraestrutura de IA

A Meta anunciou um investimento de US$ 115 milhões para criar um programa de capacitação…

16 horas ago

Apple apresenta nova geração do Siri AI e amplia aposta em inteligência artificial na WWDC 2026

A Apple utilizou a edição de 2026 da Worldwide Developers Conference (WWDC) para apresentar uma…

16 horas ago