Notícias

Multicloud saltará para 64% nos próximos três anos, aponta estudo

Multicloud é o modelo de implantação mais utilizado atualmente e a adoção empresarial saltará para 64% nos próximos três anos. Os dados são do Enterprise Cloud Index (ECI), estudo global da Nutanix que teve sua quarta edição divulgada.

A pesquisa mostrou que a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio para as empresas. Para 87% dos participantes, o sucesso da multicloud requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de nuvens.

Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que um modelo híbrido multicloud é o ideal.

“Embora as empresas estejam visualizando e usando a TI de forma mais estratégica do que nunca, a complexidade da multicloud está criando desafios que impedem o sucesso da nuvem”, disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. “Resolver essas complexidades está dando lugar a um novo modelo multicloud híbrido que torna a nuvem um modelo operacional em vez de um destino.”

Leia também: Gastos mundiais de TI crescerão 5,1% em 2022, diz Gartner

Este ano, os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre seus atuais desafios na nuvem, como eles estão executando aplicações comerciais agora e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram questionados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI.

Segundo o estudo, os principais desafios de multicloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na borda da nuvem.

O levantamento também revela que a pandemia mudou a forma como quase todas as organizações operam. Neste contexto, o multicloud oferece suporte a essa nova maneira de trabalhar. Bem mais da metade dos entrevistados (61%) dizem que estão focados em oferecer configurações de trabalho mais flexíveis por causa da pandemia.

A mobilidade da aplicação é o mais importante, apontam os participantes. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os últimos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado.

Leia mais: Eduardo Peixoto assume cargo de CEO do CESAR

Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o motivo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%).

Por fim, o índice mostra que empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a continuidade dos negócios (35%).

Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação da multicloud.

O Enterprise Cloud Index foi realizado pela Vanson Bourne em nome da Nutanix. Participaram 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo, questionados entre agosto e setembro de 2021. A base de respostas abrangeu várias indústrias e portes de empresas no Brasil e nas seguintes regiões: Américas; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico (APJ).

Recent Posts

Dell, Intel e FAS: projeto ESG contribui na transformação de comunidades indígenas e ribeirinhas

Em uma região onde a densa vegetação da floresta amazônica se encontra com os desafios…

9 horas ago

Infosys compra alemã in-tech para reforçar posição na indústria automobilística

A Infosys anunciou um acordo para adquirir a in-tech, fornecedor de serviços de engenharia e…

11 horas ago

Hospitais apostam em tecnologia para ganhar eficiência operacional

O setor da saúde foi um dos que mais se transformou ao longo dos últimos…

11 horas ago

7 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

12 horas ago

IT Forum Trancoso 2024: executivos debatem impacto do ESG na estratégia

Na interseção da sustentabilidade e tecnologia, o verde encontra o digital para moldar estratégias empresariais…

13 horas ago

7 maneiras de a IA facilitar sua vida cotidiana

A inteligência artificial ganha cada vez mais espaço nas empresas, inclusive entre trabalhadores. Mas as…

13 horas ago