Motorola Solutions anuncia rádio com Android para missão crítica

Author Photo
4:43 pm - 23 de fevereiro de 2021
Reprodução/Motorola Solutions

Um dispositivo híbrido de rádio com smartphone, que combina recursos de PTT (Push-To-Talk) com dados em 3G, 4G ou Wi-Fi para aplicações corporativas de missão crítica em plantas fabris, minas, no transporte de carga ou em equipes de manutenção de redes de energia. O objetivo da Morotola Solutions com o lançamento do Mototrbo Ion é reduzir a necessidade de vários dispositivos diferentes para os trabalhadores dessas verticais e condensar aplicações em uma única tela.

O lançamento do “rádio inteligente de nova geração” foi feito nesta terça-feira (23) com uma coletiva para a imprensa. Segundo a Motorola Solutions, o dispositivo conjuga voz, banda larga e multimídia para melhorar a colaboração entre equipes e aumentar a produtividade.

Graças ao sistema operacional do Google, o Android, que equipa o Ion, é possível baixar aplicações de mercado direto da Play Store ou corporativas para receber dados de fluxos de trabalho e, ao mesmo tempo, manter a comunicação por voz em PTT. Os recursos possíveis incluem leitura de códigos de barras e plataformas de comunicação unificada, entre outras.

“Percebemos que muitas pessoas tinham que carregar muitos dispositivos para cumprir protocolos diários de trabalho”, explicou Rodrigo Cabral, líder de pré-vendas da Motorola Solutions para a América Latina. “[O Ion] É o primeiro da linha [de rádios da empresa] que abrange voz e capacidade de dados banda larga em um único dispositivo.”

Segundo Luis Rocha, diretor de canais da empresa para o Brasil, o dispositivo atende diversos mercados que precisem de comunicação crítica. Além da indústria, do setor de mineração, das empresas de transporte e logística e das concessionárias de energia são públicos-alvo. Municipalidades e provedores de segurança também são públicos tradicionais das soluções da empresa e continuam sendo com o Ion.

“Clientes que já tem redes e sistemas [da Motorola Solutions] já têm o benefício de não precisar implantar nada. Ele só coloca o dispositivo na rede que já possui”, diz o diretor a respeito da facilidade de migração para atuais clientes da marca. “Mas dependendo dos projetos trabalhamos comercialmente para oferecer o produto ao mercado de forma diferente. Os que farão testes inicialmente com certeza terão condições diferenciadas.”

Apesar de mencionar condições, os executivos da empresa não divulgaram quando o produto estará disponível, nem a que preço. Rocha se limitou a estimar que o valor de venda será “semelhante à de um rádio de nossa linha ‘alta’ somado a um preço de um smartphone”. Também não há planos no momento de fabricar o Ion no Brasil.

Leia mais: Leilão do 5G no Brasil: estamos atrasados ou chegaremos a tempo?

Apesar disso a rede de revendedores já está sendo preparada. Cabral diz os distribuidores e canais – são mais de 200 revendas no Brasil atualmente – foram previamente capacitados para implantar soluções com o Ion. “Já antecipamos o lançamento e preparamos os canais. No mercado [o Ion] chegará muito em breve”, disse.

Além de treinamentos online, as revendas terão suporte do time de engenharia de pré-vendas para incluir o Ion em solução mais complexas para clientes finais. Rocha espera que a migração de rádios antigos para o Ion seja “natural” em função das aplicações possíveis.

Disse também que ao menos inicialmente o produto vai exigir integração e projetos específicos para aplicações que os clientes já possuam, o que dará vantagem às revendas com mais capacidade de integração. Mas à medida que as aplicações se tornaram mais padronizadas, demais perfis de revendas também conseguirão comercializar soluções.

Quanto perguntado sobre metas de vendas, o diretor disse que não poderia abir números, mas que “com as funções que o produto traz o apelo é tão grande que vai ser fácil mostrar para o cliente final”.
Especificações técnicas

O Ion é equipado com câmera de 13 megapixels e tela touch screen de 4 polegadas em alta resolução. A promessa da Morotola Solutions é que a tela funcione com precisão mesmo se o usuário utilizar luvas ou estiver com as mãos molhadas com água ou óleo, por exemplo. Ele opera no padrão de rádio móvel digital (DMR), conta com Wi-Fi, 3G, LTE/4G público e redes privadas de banda larga.

O equipamento foi projetado para facilitar o uso de trabalhadores em ambientes extremos, diz a empresa. A tela com Gorila Glass promete ultrarresistência contra quedas e impactos, além de suportar mergulhos a até dois metros de profundidade por até duas horas.

Recursos de supressão de ruído devem dar mais clareza e volume para as chamadas de voz, mesmo em ambientes muito ruidosos como uma mina, fábrica ou centro de cidade. Três microfones equipam o dispositivo para melhorar desempenho em ambientes ruidosos. A fabricante diz que a bateria do dispositivo aguenta até três turnos de trabalho e suporta condições extremas de temperatura.

Em termos de segurança, conta com autenticação de firmware e monitoramento de integridade em tempo real. Também protege de infecções via apps e no sistema operacional ao continuamente monitorar malwares e tentativas de phishing.

A versão do dispositivo lançada no Brasil ainda não está preparada para as vindouras redes 5G, mas o suporte será adicionado “quando houver rede no Brasil”, disse Rodrigo Cabral.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.