Microsoft leva sistema operacional para a nuvem com novo Windows 365

Windows 365 permitirá entrega do Windows 10 e Windows 11 para usuários em qualquer dispositivo, incluindo Mac, iPad, Linux e Android

Author Photo
12:00 pm - 14 de julho de 2021
Windows-365 Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou oficialmente nesta quarta-feira (14), durante o Inspire 2021, o Windows 365 Cloud PC. O serviço é um novo modelo de entrega do Windows 10 e Windows 11 (quando lançado) para dispositivos a partir da nuvem, em forma de desktop como serviço. O Windows 365 será lançado oficialmente em 02 de agosto.

O serviço permitirá que usuários empreguem suas máquinas como uma espécie de “thin client”, recebendo a experiência completa do Windows via streaming. Será possível utilizar o Windows 365 em múltiplos sistemas e formatos de dispositivo, incluindo Macs, iPads, Linux e Android.

Com ele, usuários terão uma experiência “consistente” através de qualquer plataforma, incluindo acesso a aplicações, ferramentas, dados e configurações personalizadas. É possível, por exemplo, começar um projeto em um dispositivo, salvá-lo na nuvem, desligá-lo e continuar o trabalho onde quer tenha parado em uma outra máquina com o Windows 365.

Organizações também terão autonomia para entregar instâncias do Windows 365 de acordo com suas necessidades de negócio. Na prática, isso permitirá que companhias dimensionem mais máquinas ou mais capacidade para trabalhadores sazonais em períodos de maior demanda, por exemplo.

Leia também: O que muda para empresas com o Windows 11?

A visão para o novo produto, explica Wangui McKelvey, gerente geral do Microsoft 365, é apoiar a nova realidade do trabalho híbrido. Segundo a Microsoft, colaboradores de empresas e profissionais independentes continuarão a alternar entre diferentes ambientes de trabalho para executar suas funções no futuro –  transitando entre o escritório, home office e outros lugares.

Segundo a mais recente edição do Work Trend Index, pesquisa promovida pela própria Microsoft, 73% dos trabalhadores desejam continuar tendo opções flexíveis de trabalho remoto. No entanto, 67% deles afirmam que também buscam mais colaboração ao vivo, em ambientes físicos, no mundo pós-pandêmico. “A capacidade de trabalhar quando, como e onde for necessário tornou-se o novo normal. Todos os funcionários querem uma tecnologia que seja familiar, fácil de usar e disponível em todos os dispositivos”, explica McKelvey.

Leia o texto completo no IT Forum.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.