Notícias

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA), chamados de PCs Copilot+. Apresentados durante um evento, esses dispositivos prometem oferecer alto desempenho e inteligência, capaz de fazer “coisas que não podem ser feitas em nenhum outro PC”. Equipados com poderosos chips capazes de realizar mais de 40 trilhões de operações por segundo, os PCs Copilot+ garantem uma experiência computacional avançada, além de uma bateria que pode durar o dia todo, segundo a Microsoft.

“Introduzimos uma nova arquitetura de sistema para unir o poder da CPU, GPU e agora uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de alto desempenho. Conectados e aprimorados pelos grandes modelos de linguagem (LLMs) rodando em nossa nuvem Azure em conjunto com pequenos modelos de linguagem (SLMs), os PCs Copilot+ podem agora alcançar um nível de desempenho nunca visto antes”, escreveu no blog da empresa, Yusuf Mehdi, Vice-Presidente Executivo, Diretor de Marketing de Consumo da Microsoft.

De acordo com Mehdi, os PCs Copilot+ demonstram um desempenho notável, sendo até 20 vezes mais poderosos e até 100 vezes mais eficientes para executar cargas de trabalho de IA, enquanto oferecem liderança em aceleração de IA na indústria.

Leia mais: Microsoft anuncia investimento de € 4 bilhões em infraestrutura de IA na França

“Eles superam o MacBook Air de 15” da Apple em até 58% no desempenho multithreaded sustentado, tudo isso enquanto oferecem bateria que dura o dia todo”, afirma. Os PCs Copilot+ são capazes de fornecer até 22 horas de reprodução local de vídeo ou 15 horas de navegação na web com uma única carga, o que representa até 20% mais bateria do que o MacBook Air de 15″, segundo Mehdi.

O Windows agora possui a melhor implementação de aplicativos em chip mais rápido, começando com a Qualcomm. Oferece mais experiências nativas Arm64 do que nunca, segundo a empresa, incluindo uma implementação rápida dos aplicativos Microsoft 365, como Teams, PowerPoint, Outlook, Word, Excel, OneDrive e OneNote. Muitos outros aplicativos, como Chrome, Spotify, Zoom, WhatsApp, Blender, Affinity Suite, DaVinci Resolve Studio, agora rodam nativamente em Arm, proporcionando excelente desempenho.

Adicionalmente, aplicativos como Slack serão lançados este ano. Atualmente, 87% do tempo gasto pelos usuários em aplicativos tem versões nativas para Arm, conta Mehdi. Com um novo emulador poderoso, Prism, os aplicativos funcionam bem, seja nativamente ou emulados, afirma.

Experiência do Usuário

O lançamento também apresenta avanços significativos na experiência do usuário, com destaque para duas implementações principais. Primeiramente, a introdução do recurso Recall busca resolver o desafio diário de encontrar informações previamente visualizadas ou realizadas no PC. Utilizando uma abordagem baseada em relacionamentos e associações únicas, os PCs Copilot+ organizam dados de forma intuitiva, permitindo aos usuários acessar conteúdos passados de maneira rápida e eficiente.

Em segundo lugar, a integração de ferramentas de criação e edição de imagens alimentadas por IA, como o Cocreator e a Restyle Image, oferece novas possibilidades criativas aos usuários. Ao combinar traços de tinta com prompts de texto e aplicar estilos predefinidos, os usuários podem criar e personalizar imagens de forma ágil.

A Microsoft também anunciou uma parceria com a Adobe. As empresas estão colaborando para trazer aplicativos como Photoshop e Lightroom para PCs Copilot+, com otimização de IA para melhorar a experiência dos usuários. Outras empresas também estão aproveitando a tecnologia NPU para melhorar seus aplicativos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

Quase um terço dos profissionais de cibersegurança pensa em pedir demissão

Quase um terço dos profissionais de cibersegurança estão pensando em deixar a profissão, primeiro por…

9 minutos ago

EUA x China: sanções americanas impulsionam autossuficiência tecnológica chinesa

Em meio à escala da rivalidade entre duas superpotências, a China e os Estados Unidos, há algo em…

44 minutos ago

Dennis Herszkowicz, da Totvs: o futuro do ERP é um sistema cada vez mais B2C

O avanço de tecnologias como a inteligência artificial (IA) generativa e a nuvem irá transformar…

13 horas ago

Em carta, associações pedem mais tempo para debater PL da IA

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), em conjunto com diversas outras organizações, principalmente do…

16 horas ago

Valor da IA é mensurado a partir de produtividade e eficiência

A IBM reuniu aproximadamente 500 convidados no AI Forum 2024, em São Paulo, para discutir…

18 horas ago

Justiça dos EUA acusa Adobe de práticas enganosas em assinaturas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou um processo contra a Adobe, alegando…

18 horas ago