O mercado mundial de telefones móveis registrou queda acentuada no quarto trimestre de 2008, período do ano em que o desempenho, tradicionalmente, costuma ser positivo. Segundo levantamento da IDC, as embarcações de aparelhos totalizaram 289 milhões de unidades, 12,6% menos que o mesmo trimestre de 2007. No consolidado de 2008, no entanto, resultado positivo: 1,18 bilhão de unidades, alta de 3,5%.
Em comunicado, a consultoria informou que o fraco desempenho do último trimestre do ano passado foi uma combinação de baixa na demanda por aparelhos, volatilidade cambial e escassez de crédito.
Diante dos números, segundo revelou a IDC, é esperado que o primeiro semestre de 2009 seja desafiador para fabricantes e distribuidores. A consultoria acredita que, persistindo o cenário econômico atual, dificilmente o mercado de celulares terá recuperação antes do final do ano.
Segundo a IDC, pela ordem, Nokia, Samsung, LG, Sony Ericsson e Motorola são as principais empresas do setor.
A computação quântica ainda não tem aplicação comercial em escala. A Hewlett Packard Enterprise (HPE)…
A China voltou a defender a criação de mecanismos internacionais de governança para inteligência artificial…
A SpaceX alcançou um marco importante e histórico poucos dias após sua estreia na bolsa…
A inteligência artificial já entrou no radar estratégico das empresas brasileiras, mas sua adoção ainda…
Na visão de Domingos Bruno, especialista do IT Forum Inteligência, o CIO do futuro não…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a posição brasileira sobre governança digital e inteligência…