Kassab institui comitês de governança digital e segurança da informação

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, instituiu o Comitê de Governança Digital (CGD) e o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações (CSIC) no âmbito do ministério. As portarias com as competências e atribuições dos comitês foram publicadas na quarta-feira (1/2) no Diário Oficial da União.

Os dois grupos contarão com representantes de todas as secretarias do MCTIC (Secretaria Executiva, Secretaria de Radiodifusão; Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento; Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Secretaria de Telecomunicações e Secretaria de Política de Informática), além da Consultoria Jurídica e da Diretoria de Tecnologia da Informação.

O Comitê de Governança Digital terá, entre outras competências, monitorar e avaliar a gestão de TIC do MCTIC; propor o alinhamento entre as ações de TIC, as estratégias de negócio do MCTIC e definir prioridades na formulação e execução de planos, projetos e investimentos em TIC para o ministério. A presidência do CGD será exercida por um representante da Secretaria Executiva.

Já o Comitê de Segurança da Informação e Comunicações (CSIC) será coordenado por um Gestor de Segurança da Informação e Comunicações e terá como atribuições assessorar na implementação das ações de segurança da informação e comunicações; propor a Política de Segurança da Informação e Comunicações para o MCTIC e submetê-la ao Comitê de Governança Digital para apreciação; constituir grupos de trabalho para tratar de temas e propor soluções específicas e normas relativas à segurança da informação e comunicações.

O coordenador-geral de Governança de Tecnologia da Informação do MCTIC, Gilson Botta, ressalta que o Comitê de Governança Digital terá o papel de orientar os investimentos em tecnologia com eficácia e eficiência, além de direcionar o uso da tecnologia para alavancar novas oportunidades. Já o CSIC vai estabelecer os cuidados e medidas necessárias para proteger as informações sigilosas que estão de posse do MCTIC.

O CGD e o CSIC terão um prazo de 180 dias, a contar da data de publicação da portaria, para a elaboração de seus regimentos internos. A participação de representantes das secretarias do MCTIC nos comitês e grupos de trabalho é considerada serviço de natureza relevante e não será remunerada.

*Com informações do MCTIC

Recent Posts

Web Summit Rio: treinamento de IA é necessário entre comunidades sub-representadas, diz VP da IBM

Melhor treinamento e educação são necessários para reduzir a crescente lacuna global em habilidades de…

3 horas ago

SAS: sem dados, sem IA generativa

O fundador e CEO do SAS, norte-americana focada em analytics, Jim Goodnight, costuma dizer que…

4 horas ago

Web Summit Rio: IA deve estar conectada a um contexto amplo, diz CTO do Nubank

A adoção da inteligência artificial (IA) não deve acontecer através da conexão de modelos pontuais…

4 horas ago

IA generativa avança na saúde, mas traz preocupações

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no setor da saúde. Startups voltadas…

6 horas ago

Kishore Kumaar é o novo country manager da ManageEngine no Brasil

A ManageEngine, divisão da Zoho Corporation dedicada a soluções de gestão de TI empresarial, anunciou…

6 horas ago

OdontoCompany aprimora operações de TI e impulsiona satisfação de clientes

A OdontoCompany, rede odontológica que detém 1.700 unidades e atende 25 milhões de consumidores em…

7 horas ago