Notícias

Itaú e Instituto Unibanco realizam hackathon de gestão educacional pública

Itaú Unibanco e Instituto Unibanco anunciaram a realização da 5ª Batalha de Dados Social, um hackathon aberto para gestores públicos e profissionais da educação que buscam encontrar soluções para enfrentar desafios da educação. O evento celebra o acordo entre Instituto Unibanco e a diretoria de engenharia de dados do Itaú para disponibilização da plataforma de tratamento de dados, desenvolvida no programa Todos pela Saúde, para a educação, setor também impactado pela pandemia.

As inscrições para o hackathon, que será realizado entre 29 e 30 de maio, estão abertas no site até o dia 14. Ao todo, 90 participantes serão selecionados e distribuídos entre os grupos de trabalho: desenvolvedores, UX designers, engenheiro de dados e construtores de modelo. Podem se inscrever profissionais de tecnologia de todos os níveis.

O desafio envolve a elaboração de soluções para endereçar os desafios enfrentados pelo sistema público de ensino do Ceará e Goiás e Secretarias de Educação dos respectivos estados. “A Batalha de Dados Social é nosso primeiro passo para um objetivo maior: aplicar soluções que desenvolvemos por meio da ciência de dados para ajudar na gestão educacional pública”, destaca Moisés Nascimento, Chief Data Officer do Itaú Unibanco.

Leia mais: ‘Toda inovação tem dois lados’, alerta Marcelo Gleiser no IT Forum@Home

Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, também lembra que a educação foi, depois da saúde, a área mais afetada pela pandemia da Covid-19, o que levou à suspensão das aulas presenciais. O executivo também pontua as dificuldades enfrentadas no ensino à distância, como altos índices de evasão escolar e problemas de infraestrutura.“E, por isso, temos grandes expectativas de que dessa iniciativa possam sair soluções e caminhos para ajudar a solucionar esses desafios”, afirma.

Os vencedores dos melhores cases ganharão acesso à plataforma ALURA por 6 meses, bolsa integral para cursos Shift na FIAP e um cartão de crédito Itaucard Click com 10 mil pontos no iupp, plataforma de compras e programa de pontos do Itaú Unibanco. Já o segundo colocado recebe 3 meses de acesso à ALURA e 3 meses de acesso aos Nano Courses da FIAP. Os vencedores ainda ganham vouchers para compras online, no valor individual de R$ 3.500 para o primeiro colocado e R$1.500 para o segundo.

Também integram o hackathon a QADS, Plataforma de Analytics e Decision Science da Qintess, e a Amazon Web Services, que disponibilizam programas de desenvolvimento e máquinas virtuais para a maratona.

5ª Batalha de Dados Social

Inscrições até 15 de maio pelo site

Data: 29 e 30 de maio

Recent Posts

IA e abuso infantil: desafios tecnológicos para a proteção das crianças on-line

Um relatório da Universidade de Stanford alerta que o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e…

11 horas ago

Compass UOL reúne empresas adquiridas no AI/R Group

A Compass UOL, junto de suas empresas adquiridas nos últimos anos - Avenue Code, EdgyLabs,…

12 horas ago

Lideranças do Instituto Heineken, Petrobras e Basf discutem futuro sustentável no Distrito Itaqui

Nesta segunda-feira (22), em que se celebrou o Dia do Planeta, cerca de 30 executivos…

12 horas ago

EXCLUSIVO: AWS anuncia funcionalidades no Bedrock com foco em eficiência e diminuição de custo

A AWS tem como estratégia ser capaz de oferecer aos seus clientes opções de modelos…

13 horas ago

Sicoob Engecred investe em tecnologia e se torna cooperativa plena

Uma das maiores cooperativas do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sicoob…

13 horas ago

Zendesk aumenta incorporação de GenAI no portfólio de experiência do cliente

A Zendesk anunciou na semana passada, durante evento nos EUA, uma série de lançamentos que…

15 horas ago