Notícias

Instagram testa novas formas para você recuperar uma conta invadida

O Instagram anunciou nessa segunda-feira (17) que está testando novas formas de recuperar o acesso a contas invadidas, de forma a manter os dados dos usuários em segurança.

A ideia é que os novos recursos facilitem a recuperação dessas contas sequestradas por hackers. O anúncio acontece após uma série de usuários reportarem ter perdido acesso a seus perfis, assim como seguidores. Uma reportagem da Motherboard relata que, em alguns casos, as vítimas até mesmo buscaram ajuda de white-hats, como são chamados os hackers do bem, para retomarem seus perfis.

Em abril deste ano, a Kaspersky Lab divulgou um esquema de phishing cujo objetivo era roubar contas mais populares do Instagram. Ao cair no golpe, os criminosos poderiam pedir resgate, ou até mesmo começar a espalhar spam por meio da conta da vítima.

Na visão do analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, as mudanças anunciadas pelo Instagram reforçam ainda mais a importância de empresas criarem medidas de segurança e proteção.

De acordo com o Instagram, os usuários que forem vítimas de sequestro de contas, deverão entrar em contato com a empresa e informar e-mail ou telefone vinculado ao login e, logo após, um e-mail ou mensagem é enviado com um código de seis dígitos para a recuperação.

Essa solução, que chega a ser bem parecida com outras, traz uma diferença: o fato de que o Instagram só aceitará códigos enviados pelo mesmo celular que solicitou a ajuda. Sendo assim, mesmo que os cibercriminosos tenham acesso à conta do e-mail e ao código de recuperação, não conseguirão utilizá-los. “Com isso, vemos cada vez mais e mais, empresas preocupadas com a segurança de seus usuários e procurando formas de mitigar ataques e vazamentos de dados”, reforça Assolini.

Como proteger sua conta do Instagram?

Na lista abaixo, a Kaspersky Lab indica alguns cuidados que você deve ter sempre em mente para manter a segurança da sua conta nas redes sociais e seus dados:

Não clique em links suspeitos;

Sempre verifique o endereço de URL da página. Se no lugar de Instagram.com estiver algo como 1stogram.com ou instagram.security-settings.com, corra, e não pense em inserir dados pessoais;

Utilize apenas o aplicativo oficial do Instagram e faça o download de lojas oficiais – como Google Play para Android e App Store para iOS;

Nunca insira credenciais de login para autenticação em serviços e apps terceiros;

Habilite autenticação de dois fatores para o Instagram e sua conta de e-mail;

Use uma solução de segurança que filtre mensagens suspeitas e bloqueie páginas de phishing.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

9 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

10 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

12 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

13 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

13 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

14 horas ago