Notícias

Para indústria eletroeletrônica, tarifas de Trump são oportunidade para o Brasil

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) disse que as tarifas de importação impostas pelo governo do presidente do EUA, Donald Trump, aos países que concentram boa parte da produção mundial de eletrônicos é uma “oportunidade estratégica” para o Brasil. A entidade reúne as fabricantes e empresas do setor no País.

A entidade cita a taxa de 46% sobre produtos do Vietnã, 34% sobre os da China e 20% sobre os da União Europeia, bem acima dos 10% impostos ao Brasil, que “se encontra em uma posição competitiva relativamente vantajosa”, diz o comunicado enviado ao ITF, “similar à de outros países como Reino Unido, Turquia, Costa Rica e Argentina”.

Para a Abinee, essa configuração “coloca o País em igualdade de condições com outros concorrentes, e pode abrir portas para um aumento das exportações de produtos do setor elétrico e eletrônico para os EUA”.

Leia também: Oracle confirma segundo vazamento de dados em um mês; logins de clientes foram roubados

Desafios

No comunicado, a Abinee também diz acreditar que o Brasil não deve “entrar nessa guerra tarifária”, mas sim se preparar para uma concorrência ainda maior no mercado interno, já que países como China, Coreia do Sul e Vietnã devem “redirecionar exportações para outros mercados”. A entidade também clama por uma aceleração do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, de modo que o Brasil amplie exportações para a Europa.

A Abinee também defende medidas para “proteger a indústria local, estimular a competitividade e, ao mesmo tempo, consolidar-se como um destino atrativo para investimentos produtivos”. “Se não baixarmos o custo Brasil, nós vamos nadar e morrer na praia”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato, repetindo reivindicação histórica da entidade empresarial.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

6 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

6 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

7 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

7 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

8 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

9 horas ago