All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Negócios
Notícias

Intel e Digitron investem US$ 12 mi na produção local de placas-mãe

Segundo palavras do próprio presidente da Intel Brasil, Oscar Clarke, o anúncio do início da fabricação local de placas-mãe, a partir de um acordo com a Digitron, representa o início de diversos investimentos que a fornecedora deve realizar no mercado nacional.

“O País vive um momento extremamente favorável”, considera Clarke, que acrescenta: “ainda não é a fábrica de processadores, mas esse representa o primeiro passo”.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Para iniciar a produção do modelo de motherboard para desktops modelo 954GCNL foram feitos investimentos de 12 milhões de dólares, dos quais 10 milhões de dólares na montagem da linha de fabricação e outros 2 milhões de dólares na adaptação dos equipamentos já instalados na planta da Digitron.

Esta última, por sua vez, passa a ser a primeira empresa no mundo a receber licença para produzir localmente placas-mãe Intel e, mesmo sem detalhar valores, diz que também foi responsável pelos recursos exigidos no projeto.

“O aporte de capital que fizemos na Digitron, em 2005, viabilizou essa nova fábrica”, ressalta o presidente da Intel. “No entanto, vale deixar claro que não temos qualquer participação societária na Digitron”, enfatiza o executivo.

Ainda segundo ele, há alguns anos a subsidiária vem discutindo com a matriz formas de reduzir os impostos na importação de produtos para o Brasil, a partir da produção local e da utilização dos incentivos fiscais do Processo Produtivo Básico (PPB).

Quanto ao modelo de negócios, no caso específico dessa primeira linha de placas-mãe, os produtos que devem chegar ao mercado brasileiro em meados de dezembro vão custar cerca de 80 reais, “o que representa aproximadamente 20% a menos do que o item importado”, calcula Sung Un Song, presidente da Digitron, a qual passa também a responder pela comercialização das motherboards para os canais Intel.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Acer compra a Gateway por 710 milhões de dólares
> Governo licita para compra de 150 mil laptops educacionais
> HP supera Dell no setor de PCs no terceiro trimestre de 2007
> Lenovo vai comprar US$ 1,3 bi de softwares Microsoft
> ‘A indústria do PC está desapontada com o Vista’, diz Acer

Nesse sentido, Song explica que a produção prevista de 500 mil placas em 2008 deve atender tanto os distribuidores e integradores que fazem parte da rede de vendas indiretas da fabricante quanto acordos OEM com grandes fabricantes de desktops.

Mesmo sem detalhar os próximos passos da Intel Brasil em termos de produção local, Clarke adianta que, em breve, a fornecedora deve divulgar outros modelos fabricados em parceria com a Digitron, em Manaus (AM). “No primeiro momento, a idéia é atender o mercado brasileiro, mas o segundo passo pode ser, sim, a exportação para a América Latina”, analisa Song.

Next Os 10 momentos mais constrangedores da TI »
Previous « Mauro Negrete deixa a Cotia Trading depois de 12 anos
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
19 anos ago

    Related Post

  • Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil
  • China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7
  • SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

Recent Posts

  • Notícias

HPE firma aliança com 8 empresas para avançar em computação quântica híbrida

A computação quântica ainda não tem aplicação comercial em escala. A Hewlett Packard Enterprise (HPE)…

11 horas ago
  • Notícias

China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7

A China voltou a defender a criação de mecanismos internacionais de governança para inteligência artificial…

12 horas ago
  • Notícias

SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

A SpaceX alcançou um marco importante e histórico poucos dias após sua estreia na bolsa…

13 horas ago
  • Notícias

IA é estratégica para 99% das empresas, mas avanço ainda esbarra em maturidade e orçamento

A inteligência artificial já entrou no radar estratégico das empresas brasileiras, mas sua adoção ainda…

14 horas ago
  • Notícias

Para Domingos Bruno, o CIO do futuro deve priorizar comunicação e gestão de pessoas antes mesmo de falar de tecnologia

Na visão de Domingos Bruno, especialista do IT Forum Inteligência, o CIO do futuro não…

14 horas ago
  • Notícias

Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a posição brasileira sobre governança digital e inteligência…

15 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L