All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Negócios
Notícias

Linux e mercado de energia impulsionam SGI na AL

Ricardo Cesar


 


Assim como para quase todos os fornecedores de TI, o ano de 2003 não foi fácil para a Silicon Graphics (SGI) na América Latina. Alguns dos setores-chave para a empresa – governo e defesa, mídia, manufatura e ciência – compraram particularmente pouco. Ainda assim, a SGI afirma que crescerá acima de 30% na região este ano, graças sobretudo ao setor de energia (óleo e gás).


 


No Brasil, que deve apresentar um crescimento em linha com o restante da região, os negócios foram impulsionados pela Petrobrás, que utiliza as máquinas de alta performance da SGI para descobrir e explorar de forma mais eficiente campos de petróleo.


 


Na exploração de uma nova reserva, por exemplo, as análises computacionais permitem reduzir significativamente o número de poços que precisam ser perfurados. O custo de cada poço fica entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, o que justifica o investimento.


 


As soluções da SGI também são empregadas para monitorar equipamentos das plataformas e fluxo de navios, além de garantir a segurança das instalações.


 


“Nossos negócios na área de ‘oil and gas’ têm crescido mais de 100% ao ano em países como Venezuela, México e Brasil”, afirma José Carlos Gouveia, gerente-geral da SGI para a América Latina.


 


Segundo o executivo, os resultados positivos na região podem ser creditados ao posicionamento da empresa, que se coloca como uma fornecedora completa de soluções de tecnologia. Isso inclui auxílio no desenho do projeto, consultoria, serviços, software e hardware.


 


Outro ponto alto é a linha Altix, munida de processadores Itanium de 64 bits da Intel e rodando o sistema operacional Linux. Lançada no início do ano, a linha possui diversas tecnologias que garantem ganhos de performance, como a Numa Flex, que permite acesso não-uniforme à memória.


As máquinas Altix são de alta performance e desenhadas para funcionar em cluster, que consiste em interligar diversos computadores (chamados de “nós”) para que o poder de processamento combinado seja utilizado em uma tarefa específica. No caso do Altix, cada nó pode ter até 64 processadores. Gouveia afirma que fechará o ano com quatro ou cinco sistemas desse tipo vendidos no Brasil.

A grande novidade do Altix é a certificação da SAP para que seus aplicativos de gestão empresarial rodem na linha Linux da SGI. Ainda no início de 2004 a SAP deve estar certificada, sendo seguida por outras fornecedoras de ERP. A certificação significa que o Altix será otimizado para ter melhor desempenho rodando os aplicativos da SAP. Até hoje, a SGI nunca entrou no mercado de hardware para sistemas de gestão.
As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Next Carlos Augusto Ferreira deixa a Telefônica Empresas »
Previous « Nova versão do Hospub entra na fase piloto
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
23 anos ago

    Related Post

  • Apple e Intel fecham vão fabricar chips de IA nos EUA, diz Trump
  • Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil
  • China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7

Recent Posts

  • Inovação

Accenture investe na AlphaSense para levar inteligência de mercado baseada em IA ao centro das decisões corporativas

A Accenture anunciou um investimento na AlphaSense, plataforma especializada em inteligência de mercado baseada em…

39 minutos ago
  • Artigos

Quando a voz humana se torna infraestrutura econômica

Por Lucia Regina P. Moioli, Pela primeira vez na história, tornou-se tecnologicamente viável reproduzir em…

1 hora ago
  • Notícias

Apple e Intel fecham vão fabricar chips de IA nos EUA, diz Trump

A Apple concordou em trabalhar com a Intel no desenvolvimento e na fabricação de chips…

1 hora ago
  • Notícias

HPE firma aliança com 8 empresas para avançar em computação quântica híbrida

A computação quântica ainda não tem aplicação comercial em escala. A Hewlett Packard Enterprise (HPE)…

16 horas ago
  • Notícias

China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7

A China voltou a defender a criação de mecanismos internacionais de governança para inteligência artificial…

17 horas ago
  • Notícias

SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

A SpaceX alcançou um marco importante e histórico poucos dias após sua estreia na bolsa…

18 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L