All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Plataformas
Notícias

A Unisys e o futuro do mainframe

Todas as fichas da Unisys estão sendo jogadas no CS 7000, equipamento eleito para conduzir a transição da atual plataforma de mainframes da fabricante para o futuro. Lançado no mercado brasileiro no final de agosto, o CS 7000 também marca presença no mundo de servidores de grande porte e bate de frente, na busca da liderança, com o SunFire, recém-lançado pela Sun Microsystems. Será também a porta de entrada da fabricante no programa de venda sob demanda.

Walter Wolthers, diretor de sistemas e tecnologia da Unisys do Brasil, diz que o principal diferencial do CS 7000 não está no hardware – servidor Intel com capacidade de rodar até 32 processadores Xeon ou Itanium – mas no software. O equipamento, adianta o executivo, é o primeiro servidor da linha Wintel a rodar o MCP (Master Control Program), sistema operacional proprietário da Unisys, utilizado no ambiente mainframe.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Ao mesmo tempo, o equipamento também roda, sem problemas de interoperabilidade, o Windows 2000 Data Center.
Com arquitetura baseada na tecnologia CMP (Cellular Multiprocessing), que permite designar processadores independentes de acordo com a demanda, o CS7000 – com custo inicial de US$ 180 mil – será o grande rival do Sun 10000, além do midframe SunFire. É mais um round na disputa entre o mundo Sun e Wintel.

Wolthers não acredita que o novo equipamento enfrente a resistência do usuário, já que roda 32 processadores. Segundo ele, a migração para o Itanium – 64 bits – será lenta, especialmente em função de não haver um sistema operacional ainda adequado para a plataforma.
No Brasil, o CS 7000 está em fase de testes em grandes clientes.


À espera do PPB

A demora do governo em realinhar a distribuição dos novos PPBs (Processo Produtivo Básico) para o setor de TI retarda os projetos da Unisys. De acordo com Walter Wolthers, a fabricante aguarda somente a liberação do benefício para iniciar a produção do ES 7000 – direcionado para o mercado de entry level – e do CS 7000 — servidor de grande porte – no País.

“Os planos existem desde o lançamento do ES 7000 no ano passado. Mas dependemos dos incentivos. Tão logo eles sejam liberados, vamos estruturar o projeto fabril para que no primeiro trimestre de 2002 tenhamos servidores produzidos aqui”, informa.

Segundo Wolthers, a produção local é vital para a adoção, no mercado nacional, do modelo de aquisição por demanda de processadores. Sem ela – e com a instabilidade do cenário brasileiro e internacional na economia – a equação fica de difícil resolução.

“Nos Estados Unidos o hardware é muito barato. É possível fazer acordos deste porte. Aqui, o custo Brasil onera, e temos que estudar como vender sob demanda sem impactar nossos negócios. Com a produção local, já há uma suavização nas contas. Será mais fácil encontrar a resposta da equação de serviços”, finaliza o executivo. Até lá, a Unisys estuda a fórmula de adotar o programa de venda sob demanda, já adotada pelos concorrentes Hewlett-Packard e Compaq.

|Computerworld – Edição 349 – 05/09/2001|

Next Microsoft aprimora uso de voz no Windows Messenger »
Previous « Quadrem já opera no Brasil
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
25 anos ago

    Related Post

  • Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil
  • China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7
  • SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

Recent Posts

  • Notícias

HPE firma aliança com 8 empresas para avançar em computação quântica híbrida

A computação quântica ainda não tem aplicação comercial em escala. A Hewlett Packard Enterprise (HPE)…

2 horas ago
  • Notícias

China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7

A China voltou a defender a criação de mecanismos internacionais de governança para inteligência artificial…

3 horas ago
  • Notícias

SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

A SpaceX alcançou um marco importante e histórico poucos dias após sua estreia na bolsa…

4 horas ago
  • Notícias

IA é estratégica para 99% das empresas, mas avanço ainda esbarra em maturidade e orçamento

A inteligência artificial já entrou no radar estratégico das empresas brasileiras, mas sua adoção ainda…

5 horas ago
  • Notícias

Para Domingos Bruno, o CIO do futuro deve priorizar comunicação e gestão de pessoas antes mesmo de falar de tecnologia

Na visão de Domingos Bruno, especialista do IT Forum Inteligência, o CIO do futuro não…

5 horas ago
  • Notícias

Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a posição brasileira sobre governança digital e inteligência…

6 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L