Notícias

IBGC: pretos e indígenas são menos de 1% em órgãos de administração

Um estudo em primeira edição divulgado nessa terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o IBGC, mostra uma imensa concentração de profissionais brancos em órgãos de administração das empresas de capital aberto no Brasil. São 81,1% da amostra, que contempla 5.961 cargos declarados na base em dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os pardos, que vem em seguida, são apenas 3,2% do total, seguidos pelos declarados “outros” (1,9%) e amarelos (1,8%). Pretos e indígenas não atingem sequer 1%. Não responderam 11,5%.

A pesquisa – chamada Análise da diversidade de gênero e raça de administradores e empregados das empresas de capital aberto – considera dados sobre raça e informações sobre os empregados das empresas de capital aberto brasileiras, além de informações sobre órgãos da gestão (conselhos de administração, conselhos fiscais e diretorias). A divulgação de dados de gênero e raça para administradores e empregados de companhias listadas em bolsa é uma obrigação estabelecida pela CVM desde 2021.

Pretos, pardos, amarelos e indígenas correspondem a menos de 10% dos profissionais nos cargos na administração das organizações. “Com isso, é necessária a reflexão, por parte das empresas, sobre o desenvolvimento de práticas para a promoção de diversidade”, pondera Luiz Martha, gerente de pesquisa e conteúdo do IBGC.

Desigualdade de gênero

A pesquisa também apresenta novos números da diversidade de gênero nas empresas, mostrando lenta evolução nos últimos anos. A participação feminina em cargos de administração segue modesta: das 394 empresas analisadas, 82,7% tinham alguma mulher atuando em órgãos de gestão no ano passado (eram 82,5% em 2022).

Leia também: Empresas de tecnologia são denunciadas por supostos atuais e ex-colaboradores em planilha

Dos 6.323 postos de liderança analisados, apenas 15,8% eram ocupados por mulheres no período analisado, ante 15,2% na última edição do estudo. No contexto geral dos 3.231.643 colaboradores nas organizações abrangidas, há maior representatividade feminina do que nos conselhos e diretorias: 37,9%.

“É preciso criar e manter metas e métricas para que tenhamos um avanço mais expressivo”, diz Martha. “A diversidade é cada vez mais importante para o êxito dos negócios – o posicionamento de diversidade e inclusão do IBGC reforça que um conselho de administração com perfis diversificados proporciona uma pluralidade de argumentos e consolida uma tomada de decisão com mais segurança e qualidade, além de impulsionar a inovação”.

Outras descobertas

O estudo analisou 394 empresas, com 5.149 profissionais (805 mulheres e 4.344 homens), em 6.323 posições em conselhos de administração, conselhos fiscais e diretorias. Descobriu que:

  • 326 empresas (82,7%) têm alguma mulher em órgãos da administração;
  • 264 empresas (67%) têm mulheres atuando no conselho de administração;
  • 167 empresas (42,4%) têm mulheres apenas na diretoria;
  • 127 empresas (32,2%) têm mulheres no conselho fiscal;
  • 14 empresas (3,5%) têm mulheres atuando no conselho de administração e na diretoria concomitantemente;
  • 68 empresas (17,3%) não têm nenhuma mulher em nenhum dos órgãos da administração.

A pesquisa completa pode ser baixada (em PDF) nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

13 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

14 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

15 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

16 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

17 horas ago