Grupo Centroflora otimiza acesso a dados estratégicos ao integrar sistema ERP com BI

Diante do grande volume de informações geradas por meio de transações com clientes e fornecedores, muitas empresas adotam recursos para facilitar o processo de organização e análise de dados, como sistemas ERP e ferramentas de Business Intelligence (BI). Ou ainda, optam por integrar ambas as soluções, garantindo total controle nos registros e análises de informações.

É o caso do Grupo Centroflora, empresa que atua mundialmente no desenvolvimento e comercialização de extratos vegetais para os segmentos de Nutrição, Saúde e Cuidados Pessoais. Após implementar o SAP Business One nas
áreas de Finanças, Vendas, Serviços, Compras, Estoque e Produção – o que otimizou as operações e padronizou as informações – a companhia sentiu a necessidade de ter mais agilidade na disponibilidade de tais dados para melhorar as tomadas de decisões.

Foi então que o Grupo escolheu a ferramenta Microsoft Power BI para ser implementada nas mesmas áreas que já contavam com o ERP. A adoção da tecnologia foi feita por meio da Atmosfera Sistemas, desenvolvedora de projetos de BI. “Devido a uma demanda estratégica, sentimos a necessidade do BI para analisar o grande
volume de dados”, conta Marçal Junqueira, CFO da companhia. “Precisávamos de uma tecnologia que fosse ágil e que garantisse os padrões de compliance da empresa”, acrescenta.

Ainda segundo o executivo, além de Finanças, demais áreas de negócio da empresa se alinharam com a TI para definir o que era preciso ser feito para transformar em insights os dados gerados por processos como pedidos e faturamento, fluxo de caixa, portfólio de produto e vendas.

Célio Pereira, gerente de TI do Grupo Centroflora

Com o projeto finalizado no primeiro semestre de 2017, o Grupo Centroflora já obteve retorno dos investimentos. Otimização das informações, redução do tempo e custo com processamento de todos os dados, aumento da produtividade e maior conhecimento do próprio ambiente de negócio foram os principais ganhos alcançados desde então.

“Ao analisar as vantagens do Microsoft Power BI, concluímos que a tecnologia tem potencial para a expansão e o controle das operações da companhia. Nossa intenção é ampliar o projeto, com adesão de novas funcionalidades e para outras áreas”, complementa Célio Pereira, gerente de TI da empresa.

Recent Posts

A regra de ouro: 3-2-1 para o backup ideal

Você sabia que o Dia Mundial do Backup existe e que a principal barreira para…

20 horas ago

Novos executivos da semana: Samsung, Simpress e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

5 cursos gratuitos para conseguir a sonhada vaga em tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades…

2 dias ago

Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em…

2 dias ago

Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última…

2 dias ago