Notícias

Governos e serviços públicos tem dados e estratégias vulneráveis, indica estudo

Uma pesquisa feita pela Arcserve e lançada nessa terça (20) descobriu que 36% dos departamentos de TI de governos não têm plano de recuperação de desastres documentado. Além disso, 38% apenas têm um plano abrangente de continuidade de negócios que inclua recuperação, soluções provisórias e comunicação.

A pesquisa anual da empresa – que ouviu executivos de 11 países, incluindo o Brasil – é divulgada em partes. Dessa vez o foco é a abordagem e as experiências dos departamentos de TI de governos no mundo com ransomware e as medidas tomadas para a recuperação de dados. Os resultados revelam diversas vulnerabilidades, diz a empresa.

Leia também: Invasões de contas usando dados roubados aumentam 84% no 1º trimestre

“As lacunas na proteção de trabalhadores remotos, aplicativos e dados baseados em nuvem criam o cenário ideal para agentes mal-intencionados e ransomware. Por outro lado, não ter planos de recuperação documentados e testados deixa uma organização mais vulnerável e mal equipada para recuperar dados”, diz Patrick Tournoy, vice-presidente executivo de operações da Arcserve.

Segundo o levantamento, 24% dos funcionários públicos remotos não estão equipados com soluções de backup e recuperação. E 45% dos departamentos de TI de governos acreditam que não é sua responsabilidade recuperar dados e aplicativos em nuvens públicas.

Para 33% das organizações governamentais, é preciso mais de um dia para recuperar perda de dados grave, apesar de 82% relatarem que menos de um dia é um nível aceitável de tempo de inatividade para sistemas críticos. Apenas 34% estão muito confiantes na capacidade de suas equipes de TI de recuperar todos os dados perdidos em caso de ataque de ransomware.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

7 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

8 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

9 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

9 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

10 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

11 horas ago