Categories: Notícias

Governança da informação é agregar valor aos dados, diz especialista da HP

Todas as empresas tem um problema sério com governança da informação e, às vezes, elas nem sabem disso. O motivo desse cenário ser tão comum é bem simples: o crescimento dramático de dados – que cresce 60% ao ano nas empresas.

Além de guardar uma porção de dados inúteis, o mau gerenciamento da informação também resulta em gastos para as empresas. De acordo com Joe Garber, vice-presidente de governança da informação na HP – Big Data Business Unit, cada gigabyte de dados armazenados podem custar até 25 dólares durante a sua vida útil na empresa. E os dados que são elegíveis para o descarte chegam a custar de 40% a 70% do orçamento gasto com armazenamento.

Fora o fator custo, Garber acredita que a governança irá ganhar força nos próximos anos dentro das empresas, a medida que também é notado os benefícios de se ter dados organizados. “A governança da informação não é somente ver o que pode ou não ser descartado. É agregar valor aos dados”, disse o executivo em um encontro promovido para a imprensa durante o HP WorldTour 2015.

Dessa forma, é possível utilizar as informações de forma inteligente e estratégica. O principal desafio então, segundo o especialista, é descobrir onde estão tais dados e como acessá-los – e é aí que entra a governança da informação.

Aos que não sabem por onde começar, o primeiro passo – e o mais importante – de acordo com o especialista é reconhecer que se tem o problema. Depois, é necessário pensar pequeno. “Você pode ter uma visão grandiosa, mas ela deve ser apenas uma representação de onde você quer chegar”, disse. “Comece com algo realista. Crie políticas para determinar onde você irá colocar as informações e continuar passo por passo.”

A ideia é identificar os dados de maior valor para a empresa, jogar fora o que não serve, e migrar o restante para a nuvem, onde poderão ser acessados e analisados com mais segurança e pelas pessoas certas, além de protegê-los de futuros riscos – que podem chegar ao valor de US$ 5,5 milhões de prejuízo para as empresas em um único incidente.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago