Google lança Gemini 2.0: modelo promete ampliar os limites da inteligência artificial

Atualizações incluem o Projeto Astra, que busca tornar a IA mais eficiente e natural em conversas, e o Projeto Mariner, para automação na web

Author Photo
8:38 pm - 11 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O Google anunciou nesta quarta-feira (11) o lançamento do Gemini 2.0, evolução do modelo de IA que estreou há um ano. Com desempenho aprimorado e novas funcionalidades, a versão mais recente promete expandir as aplicações da tecnologia em diversas áreas, desde a geração nativa de imagens e áudio multilíngue até o uso integrado de ferramentas inteligentes, incluindo produtos como a Busca e execução de códigos. A proposta é que a IA seja capaz de pensar, lembrar, planejar e agir de forma personalizada, conforme a orientação do usuário.

O Gemini 2.0 será incorporado gradualmente aos produtos do Google, com o objetivo de tornar suas funcionalidades mais intuitivas e acessíveis. Entre as atualizações apresentadas, destacam-se novos projetos experimentais e recursos que prometem redefinir a interação com a web e ampliar o uso da IA no dia a dia.

Leia também: “Benjamin para ERPs”: como a Znap Technologies quer crescer com adaptadores customizados para sistemas de gestão empresarial

Principais destaques do lançamento

Gemini 2.0 Flash

Em sua versão experimental, o modelo Gemini 2.0 permite criar ou editar imagens e gerar textos em diferentes estilos. Disponível para usuários do Gemini Advanced e desenvolvedores no Al Studio e Vertex AI, o recurso busca oferecer maior flexibilidade na criação de conteúdos visuais e textuais.

Projeto Astra

A iniciativa explora o conceito de assistente universal de IA. Alimentado pelo Gemini 2.0, o Astra combina imagens, vídeos e voz em uma linha do tempo de eventos, com o objetivo de proporcionar interações mais naturais e uma recuperação eficiente de informações.

Projeto Mariner

Este protótipo de pesquisa reimagina a interação com a web ao integrar a compreensão multimodal do Gemini com a automação de tarefas. Segundo o Google, o Mariner tem o potencial de executar ações diretamente em nome do usuário, simplificando processos complexos.

Projeto Jules

Voltado para desenvolvedores, o Jules é um agente de código experimental capaz de delegar tarefas como resolver bugs e desafios de codificação. Atualmente, está disponível para um grupo restrito de usuários, em caráter experimental.

Deep Research

A nova funcionalidade do Gemini Advanced auxilia na exploração de temas complexos, apresentando resultados detalhados em relatórios completos. A proposta é oferecer uma ferramenta mais robusta para quem busca análises aprofundadas.

Inovações para Android

O lançamento também incluiu novidades no Android, como descrições de imagens mais detalhadas, anotações inteligentes, transferência de arquivos via QR codes e capacidades aprimoradas de digitalização de documentos. Os novos recursos foram pensados para melhorar a acessibilidade, a criatividade e a produtividade dos usuários.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.