Notícias

Gartner: remessas mundiais de PCs aumentaram 1,3% em 2024

Segundo o Gartner, as vendas mundiais de computadores pessoais (PCs) totalizaram 64,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2024, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2023 – o quinto trimestre consecutivo de crescimento. Durante o ano de 2024, as remessas atingiram 245,3 milhões de unidades, aumento de 1,3% em relação ao ano anterior, segundo ano consecutivo com volume abaixo de 250 milhões de unidades.

Considerando a participação de mercado, a Lenovo se manteve na primeira posição como maior fabricante do mundo, com 16,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre, ou 26,3% de market share. A HP vem em seguida, com 21,3%, depois a Dell com 15,5% e, em quarto lugar, a Apple com 15,7%. Os dados incluem desktops e notebooks equipados com Windows, macOS e Chrome OS.

Leia também: Como a IA 3.0 vai transformar o dia a dia de pessoas e empresas

“Esperamos que a demanda por PCs aumente e que o mercado apresente um crescimento sólido em 2025, refletindo o atraso na demanda de atualização de PCs com Windows 11 e o crescente valor para os negócios dos PCs com IA à medida que os casos de uso amadurecem”, diz em comunicado Ranjit Atwal, analista e diretor sênior do Gartner.

A grande tendência que supostamente iria impulsionar as vendas do mercado de PCs deixou um pouco a desejar, segundo o Gartner. Apesar do aumento de expectativas sobre os “AI PCs”, e do ciclo de atualização retardado para o Windows 11, o crescimento é considerado “modesto”. “Para os consumidores, o preço dos PCs com IA foi fator desestimulante para qualquer adoção potencialmente forte, enquanto as incertezas econômicas em algumas regiões, como China e partes da Europa, continuaram a sufocar a demanda”, explica Atwal.

Demanda regional

O mercado dos EUA cresceu 3,5% no quarto trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período em 2023, mas diminuiu no ano em 1,7%. Segundo o Gartner, a estabilidade econômica nos Estados Unidos estabilizou a demanda de PCs, inclusive no setor público, com recuperação do mercado empresarial. Nos EUA é a HP que lidera, seguida da Dell.

Na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) houve declínio após dois trimestres de crescimento, com -1,6% no quarto trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Os volumes de unidades trimestre a trimestre aumentaram 3,9%. Anualmente, o mercado de PCs da EMEA cresceu 1,9% em relação a 2023.

A baixa demanda na China continuou como fator de queda no mercado de PCs na região da Ásia-Pacífico, com mercado total caindo 12% ano a ano na China. O restante da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão, teve desempenho melhor no quarto trimestre de 2024.

O Gartner não divulgou dados específicos da América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Marvell entra no S&P 500 e reforça protagonismo de fornecedores da infraestrutura de IA

A Marvell Technology passará a integrar o índice S&P 500 a partir de 22 de…

4 horas ago

Apple chega à WWDC pressionada a provar estratégia de IA em momento de transição

A Apple iniciou na última sexta-feira (5) sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2026,…

5 horas ago

Martin Scorsese fecha parceria com startup de IA e entra no debate sobre tecnologia criativa em Hollywood

Martin Scorsese anunciou parceria com a Black Forest Labs, startup de inteligência artificial generativa especializada…

6 horas ago

É possível expandir e ser sustentável? O paradoxo dos data centers no Brasil

Inteligência artificial (IA), processamento e treinamento de dados, estes são alguns dos elementos mais falados…

6 horas ago

Plataforma da SAP apoia seleções classificadas para a Copa do Mundo

A inteligência artificial vem ampliando sua presença no esporte de alto rendimento e já ocupa…

7 horas ago

Assa Abloy contrata Rogério Kussano como diretor de TI para a América Latina

Rogério Kussano é o novo diretor de tecnologia da informação para a América Latina da…

9 horas ago