All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Notícias
Categories: Notícias

Gartner prevê ?guerra? na indústria de TI a partir de 2014

Donald Feinberg observa uma guerra no horizonte e as batalhas começarão a ser travadas a partir do ano que vem. O que o vice-presidente e analista emérito do Gartner vê é um período de extrema competição em uma nova indústria de tecnologia da informação que começa a se formar a partir do próximo ano. Será sangrenta, acrescenta.

Participe gratuitamente do IT Business Forum, maior evento para canais de TI do Brasil

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

O que o especialista – que previu a compra da Sun pela Oracle há alguns anos – diz, de fato, trata-se do que muitos representantes da indústria tem sentido no dia a dia. Ao que parece, vivemos uma transformação comparável com a mudança do modelo de mainframe para uma estrutura cliente servidor.

A questão, agora, é que a transição ocorre para um modelo computacional cada vez mais presente que, se não bastasse, vem ainda balizado por um modelo comercial diferente (leia-se: cloud). Se há pouco mais de duas décadas, muitos gigantes não conseguiram fazer a transição, há de se esperar que outros grandes nomes da indústria não sobrevivam nesse processo, que deve se estender até o final da década.

?Algumas empresas tem mais a ganhar; enquanto outras, mais a perder?, considera Val Sribar, vice-presidente do Gartner. O especialista observa que, enquanto alguns players entrantes poderão verificar lucratividade alta quando conquistam alguns pontos de market share, esse percentual de perda, para fornecedores estabelecidos, significa quase que uma catástrofe.

O mundo digital, pontua a consultoria, funciona mais rápido para muitos fornecedores de TI tradicionais. Os ciclos se encurtam. Se no passado as empresas de tecnologia de ponta reinavam por longos períodos, isso hoje não ocorre mais.

?O que muitos fornecedores de TI tradicionais vendiam no passado, muitas vezes, não é o que você precisa para o futuro digital. Sua estratégia de canais, força de vendas e ecossistema de parcerias são desafiados por concorrentes diferentes, novos centros de compras e modelos de negócio do cliente?, pronuncia Sribar, em um comunicado. ?Muitos dos vendedores que estão no topo hoje, como a Cisco, a Oracle e a Microsoft, podem não ser os líderes na Economia Industrial Digital?, adiciona.

A parte boa da mensagem reside no fato de que essa turbulência significa também um novo começo. De fato, há muitas novas empresas surgindo já dentro de um modelo mais adequado à era da hipercompetição sem fronteiras, ofertas em uma modelo ?as a service? e endereçando tecnologia a demandas de negócio.

Para Feinberg, os mais preparados a vencerem as batalhas são aqueles capazes de ofertar valor negócios e inovação no campo de diferenciação a seus clientes. O tempo dirá quem sobreviverá.

Next Todos os orçamentos serão de TI, projeta Gartner »
Previous « Corsini traz visão de dia a dia e proximidade aos canais HP, dizem parceiros
Share
Published by
Redação
12 anos ago

    Related Post

  • Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil
  • China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7
  • SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

Recent Posts

  • Notícias

HPE firma aliança com 8 empresas para avançar em computação quântica híbrida

A computação quântica ainda não tem aplicação comercial em escala. A Hewlett Packard Enterprise (HPE)…

25 minutos ago
  • Notícias

China pressiona por regras globais de segurança em IA durante reunião do G7

A China voltou a defender a criação de mecanismos internacionais de governança para inteligência artificial…

2 horas ago
  • Notícias

SpaceX supera Amazon em valor de mercado após disparada das ações pós-IPO

A SpaceX alcançou um marco importante e histórico poucos dias após sua estreia na bolsa…

3 horas ago
  • Notícias

IA é estratégica para 99% das empresas, mas avanço ainda esbarra em maturidade e orçamento

A inteligência artificial já entrou no radar estratégico das empresas brasileiras, mas sua adoção ainda…

3 horas ago
  • Notícias

Para Domingos Bruno, o CIO do futuro deve priorizar comunicação e gestão de pessoas antes mesmo de falar de tecnologia

Na visão de Domingos Bruno, especialista do IT Forum Inteligência, o CIO do futuro não…

4 horas ago
  • Notícias

Lula defende regulação da IA no G7 e destaca posição do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a posição brasileira sobre governança digital e inteligência…

4 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L