Notícias

Fundação Telefônica Vivo leva curso ciência de dados para escolas públicas

A Fundação Telefônica Vivo anunciou nesta semana o lanaçamento do projeto Ciência de Dados, iniciativa que oferece formação direcionada para esta área para os alunos da rede pública de ensino, por meio de qualificação técnica.

Voltada aos jovens do ensino médio, o curso será promovido em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Em sua fase piloto, atenderá 19 escolas em 3 estados: Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O curso poderá ser realizado nas modalidades de Técnico, FICs e Eletivas.

A ação faz parte do Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação que usa a tecnologia como instrumento de transformação e contribui com o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes.

Na organização do novo Ensino Médio, os estudantes precisam de 1800 horas de aula destinadas à parte comum da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 1200 horas de aula voltadas aos itinerários formativos. Entre eles, uma das opções é a “Formação Técnica e Profissional”, na qual se encaixa na disciplina desenvolvida pela Fundação Telefônica Vivo. Com isso, os alunos poderão optar por uma carreira profissional durante os três anos do Ensino Médio, a partir da escolha do curso.

Leia também: Investimentos em TI na América Latina devem crescer 9,4% em 2022

“A tecnologia faz parte do presente da juventude que hoje está – ou deveria estar – nas salas de aula do Ensino Médio do Brasil. E é ela que será diferencial no espaço que esses jovens ocuparão quando pensamos em inclusão produtiva e mercado de trabalho. É certo que não sabemos ainda quais profissões serão as que eles escolherão, especialmente porque talvez algumas delas ainda nem existam, e porque serão várias ao longo dos anos produtivos que terão, mas sabemos que a maior parte delas precisará de conhecimentos de tecnologia”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

A formação técnica em Ciência de Dados exige a conclusão de três eixos: Análise de Dados, Gestão de Dados e Big Data, que podem ser realizados em até quatro anos – os três do ensino médio e mais um extra, caso o aluno tenha interesse em estender.

No entanto, é possível também utilizar o formato de Formação Inicial e Continuada (FIC), em que ele faz um eixo por vez e recebe certificação intermediária. Dentro de cada FIC, há, ainda, a possibilidade de fazer apenas unidades curriculares exclusivas, em um formato chamado de “eletivas”. Nesse caso, eles não escolhem o curso de Ciência de Dados, porém podem ter contato com temáticas específicas e se aproximar do tema.

A iniciativa ainda prevê a formação de professores, a fim de garantir a qualificação necessária em Ciência de Dados e desenvolvimento de competências e habilidades, como leitura, análise e argumentação de dados.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Samsung, Simpress e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

52 minutos ago

5 cursos gratuitos para conseguir a sonhada vaga em tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 horas ago

TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades…

3 horas ago

Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em…

4 horas ago

Novo Nordisk: Novo supercomputador impulsiona descobertas médicas com IA

A Novo Nordisk Foundation anunciou um investimento significativo na construção de um supercomputador de última…

4 horas ago

IA: Meta adverte que restrições na tecnologia podem enfraquecer influência dos EUA

A Meta destacou preocupações sobre as consequências de limitar o compartilhamento público de certas tecnologias…

5 horas ago