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Dia dos Pais: autenticação e prevenção a fraudes podem evitar prejuízos de R$ 53 mi

As ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes podem permitir que empresas, neste Dia dos Pais, evitem um prejuízo no valor de R$ 53 milhões nas operações de vendas, estima projeção da Serasa Experian. Apenas entre janeiro até julho deste ano, o Brasil sofreu mais de 4,29 milhões de tentativas de fraude, segundo dados da ferramenta da empresa, o Fraudômetro.

Luiz Rabi, economista da companhia, lembra que “datas comemorativas sempre trazem esperança para o comércio de alavancar as vendas. Mas pelo alto volume de transações, também podem chamar atenção de criminosos em busca de dinheiro fácil por meio de golpes”.

Entre os golpes mais praticados estão o furto ou roubo de identidade, que podem ir além dos prejuízos financeiros. A Serasa destaca que essa modalidade, também chamada de fraude de identidade, pode ser evitada quando as empresas investem em camadas de prevenção a fraudes em seus sistemas.

Leia ainda: Hackers burlam autenticação multifator e avançam contra contas de CEOs e CFOs

Entre as tecnologias de prevenção citadas estão a Biometria facial; a Documentoscopia (análise de documentos de identificação); o Face match (comparação entre uma selfie com a face do documento); e Fraudes de identidade na base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).

Como se proteger?

Para evitar fraudes, a Serasa Experian destaca que empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção à fraude em todas as etapas da jornada, garantido que o consumidor é quem dizem ser.

Além disso, é importante ter uma estratégia de autenticação e prevenção à fraude com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito, recomenda a Serasa Experian.

Outras medidas incluem conscientizar os clientes sobre os golpes mais comuns no ambiente online. Do ponto de vista da tecnologia, é preciso proteger as plataformas de pagamento online, analisar perfis e comportamentos de consumo em risco e confirmar a identidade dos usuários a fim de evitar o uso indevido de dados por terceiros ou fraudadores.

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