Notícias

Executivas de tecnologia lançam livro sobre ecossistema de parceiros

Em uma combinação de experiência e paixão por negócios, tecnologia e canais, Juliana Tubino e Nara Vaz Guimarães se uniram para produzir e lançar o livro “Ecossistema de parceiros: Método Octo construa uma máquina de crescimento via canais para gerar demanda, impactar clientes, escalar resultados e potencializar o seu negócio“. A obra promete ser uma ferramenta fundamental para aqueles que desejam construir uma máquina de crescimento por meio de canais.

Nara, com seu background como executiva de marketing e vendas, empresária, investidora e mentora, trouxe para o livro sua vasta experiência conquistada na RD Station, onde criou e liderou o programa de canais da empresa por cinco anos. Ela, que é fundadora da Plural Sales, tem orientado sua carreira nos últimos anos a ajudar empresas a otimizar programas de parceiros a partir de consultoria e treinamentos.

“Fui para área de canais sem nenhum conhecimento técnico ou no tema. Todo esse processo de aprender sobre o modelo indireto de vendas era experimentação. Havia muitas referências fora como Microsoft e Salesforce, mas sofria muito com a falta de informação para apoiar a estratégia”, lembra ela.

Já Juliana carrega uma bagagem robusta na área de canais com passagens por gigantes como Microsoft e RD Station. Hoje como conselheira e investidora de startups, Juliana desempenhou um papel decisivo no crescimento de empresas tecnológicas, tanto no Brasil quanto no exterior. “Estive mais de 20 anos na Microsoft, sempre atuando com direta e indiretamente com canais. Canal sempre esteve no centro da estratégia da empresa”, lembra. “Afinal, um ecossistema de parceiros bem estruturado é essencial para manter o foco no cliente”, completa.

A colaboração das duas surgiu de uma paixão comum por melhorar e compartilhar conhecimento na área de canais e parcerias. O livro é fruto dessa união, nascido da vontade das autoras de preencher uma lacuna no mercado brasileiro e internacional.

Parceiros como chave na estratégia

Juliana destaca a necessidade de reconhecer a importância dos parceiros na estratégia das empresas. “Antes, o foco principal era as vendas, mas com a evolução do marketing digital, percebi uma falta de protagonismo para os parceiros. Eles têm um papel essencial e muitas vezes não são valorizados como deveriam.”

Nara corrobora, apontando que, no Brasil, há muito espaço para crescer e aprender a valorizar os parceiros como uma parte fundamental da operação. “É preciso ver a colaboração não apenas como uma transação, mas como uma relação simbiótica que pode trazer benefícios para ambos os lados.”

Metodologia Octo

No coração do livro está a metodologia com 8 eixos desenvolvida por ambas, chamada de Octo. As profissionais orientam as empresas em várias etapas, desde a estruturação até a gestão do ecossistema. A abordagem é focada em não perder o cliente de vista e reconhecer que, no mundo atual, é essencial resolver problemas com foco na colaboração. “As empresas precisam compreender que ninguém compra um produto pelo produto. A procura é soluções de problemas”, reforça Juliana.

Para além da metodologia, elas também discutem os erros comuns cometidos pelas empresas ao estruturar programas de canais e enfatizam a importância de ter uma visão mais ampla e estratégica. “Muitas companhias começam com entusiasmo, mas não investem o suficiente, ou não entendem que o retorno pode demorar um pouco mais para aparecer. É preciso paciência e uma mentalidade de crescimento conjunto”, alerta Nara.

O lançamento oficial do livro está programado para o dia 7 de novembro, seguido por uma palestra no RD Summit no dia 8 de novembro, em São Paulo. As autoras têm grandes expectativas para sua obra. “Queremos que seja um playbook para a indústria, uma referência para empresas em diferentes fases da jornada”, destaca Nara.

Recent Posts

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

30 minutos ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

48 minutos ago

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

2 horas ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

3 horas ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

4 horas ago

Questões políticas geraram ‘avalanche’ de ataques DDoS, diz Netscout

A Netscout Systems anunciou recentemente resultados de um relatório específico sobre ataques de negação de…

4 horas ago