Categories: Notícias

ESPM investe em service desk para melhor gestão pela equipe de TI

Gerenciar melhor os chamados de professores e funcionários para a área de tecnologia da informação: esse foi o principal motivo pelo qual a ESPM contratou o service desk da Asyst International + Rhealeza, em iniciativa que visa profissionalizar o atendimento por meio da definição de uma metodologia centralizada para as quatro unidades envolvidas (Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e duas em São Paulo (SP)); métricas (números de chamadas por dia/unidade); nível de satisfação; SLA (service level agreement), entre outros.

Antes da implementação da oferta da Asyst, o service desk era feito dentro de cada uma das unidades da ESPM e de diversas formas: telefone, e-mail e pessoalmente, por exemplo. Agora, todo o atendimento é feito por 16 profissionais da Asyst e por meio de um único número de telefone (central), e, de acordo com a necessidade, é avaliado o envio de um técnico, utilização de alguma ferramenta extra etc.

Foram três meses (outubro a dezembro de 2011) até o início oficial da operação, que aconteceu em janeiro de 2012. A única dificuldade durante a implementação do service desk da Asyst, segundo o gerente de infraestrutura de TI da ESPM, Amadeo Magedanz, ?foi cultural?. ?Antigamente, quando tinham problema, as pessoas ligavam e falavam com uma pessoa em específico para resolver um problema. Com o novo modelo centralizado de operação, elas direcionam seus chamados a uma central?, disse em comunicado.

Hoje, a ESPM consegue visualizar métricas para medir o desempenho do service desk: número de chamados por dia, horário ou unidade; quais e quantos usuários foram atendidos dentro do prazo, etc. O ganho significante é o próprio nível de satisfação, que alcança um percentual de 95% o que, de acordo com Amadeo, melhora a visão e importância do departamento de TI dentro da própria instituição.

O sucesso da implementação do service desk da Asyst International + Rhealeza já rende planos à ESPM: a instituição está, agora, expandindo o serviço para o esquema 24×7, para cursos de ensino à distância, onde a tecnologia é mais crítica, e ?já vislumbra estender também para os alunos?, finaliza Amadeo.

Recent Posts

Saúde é o terceiro setor mais atacado pelo cibercrime no Brasil em 2024

Um levantamento da Kaspersky divulgado recentemente registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware…

23 minutos ago

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que…

1 hora ago

TSMC registra crescimento recorde em venda impulsionada pela demanda de IA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) alcançou um marco histórico em suas vendas de abril, com…

2 horas ago

Nvidia acelera tecnologias para pesquisas científicas e computação quântica

A Nvidia anunciou tecnologias que prometem acelerar a revolução da indústria de computação de alto…

3 horas ago

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

1 dia ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

3 dias ago