Notícias

Entenda como a tecnologia pode ajudar na relação com os fornecedores

Com as mudanças tecnológicas dos últimos anos, a relação entre empresas e fornecedores tem se transformado, indo além da troca de serviços e oferta de produtos ou matérias-primas resultantes de um bom negócio. Cada vez mais, a performance de novos projetos depende da confiança mútua entre as partes, na qual a tecnologia é uma excelente aliada para ajudar neste cenário.

O processamento de dados e o acesso a uma fonte atualizada de informações possibilita através do uso de ferramentas digitais, o empoderado de diferentes agentes logísticos, otimizando o processo operacional e oferecendo uma relação mais transparente. Um exemplo disso é o monitoramento de cargas, que elimina a dependência no processo e da autonomia na prestação de serviços como controle de prazos e SLA dos fornecedores. E a tecnologia entra como grande aliada na gestão desse relacionamento.

A administração de serviços com os fornecedores, além de ser uma atividade operacional, também pode ser uma estratégia interessante para a empresa. Isso permite realizar um planejamento a longo prazo, com metas e ações a serem cumpridas visando a confiança mútua.

Há outros benefícios da gestão como redução de falhas ao longo dos processos, cumprimento do prazo de entrega junto aos clientes, diminuição de danos e problemas em produtos e serviços, realização de um serviço de qualidade, redução de custos operacionais e definição de melhores preços e prazos.

Além do uso de mecanismos de controle e gestão, a construção de uma boa relação entre empresa e fornecedor depende algumas práticas a serem realizadas a longo prazo para o alcance de bons resultados, aos quais podemos afirmar que é o contato mais próximo e boa comunicação permitindo assim um melhor alinhamento de objetivos, metodologia para alinhamento de processos, estruturação de um plano de ação e avaliação periódica de fornecedores.

Entender a importância da troca entre empresa e fornecedores é essencial uma vez que a cadeia produtiva começa com o acesso a matéria prima ou serviço para executar um serviço. Além disso, os fornecedores têm um impacto direto na qualidade e na entrega dos trabalhos. Assim criar um ambiente de trabalho saudável envolve sensibilizar o fornecedor quanto a importância do seu trabalho, realizar visitas periódicas, acompanhar o nível de entregas e aplicar um plano de melhorias.

*Por Helmuth Hofstatter, empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de inteligência e automação para logística internacional.

**Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização para a logística internacional. Através de sua tecnologia a plataforma coleta e processa informações de toda a cadeia logística, provendo previsibilidade e transparência. São realizadas automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. Para saber mais, acesse www.logcomex.com.

Recent Posts

SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

A recente tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul mobilizou diversas empresas da…

11 horas ago

10 cursos gratuitos da IBM no Eu Capacito

A plataforma Eu Capacito, iniciativa do Instituto Itaqui, acaba de incluir cursos gratuitos da IBM em…

12 horas ago

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

14 horas ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

17 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

18 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

19 horas ago