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Dia das mães alerta sobre engajamento com clientes em tempos de crise

Uma análise realizada pela TransUnion Brasil em sua base de informações públicas aponta que mais de 18.7 milhões desses brasileiros são mulheres e mães, progenitoras de mais de 41.5 milhões de brasileiros e brasileiras (média de 2.2 filhos por mãe) maiores de idade e com poder de compra, que devem receber pelo menos uma mensagem de amor e carinho nesse Dia das Mães, em que os contatos estão limitados pelas medidas de distanciamento social.

Diferentes pesquisas, como uma realizada pela Meliuz, estimam que 8 em cada 10 filhos oferecerão pelo menos uma lembrancinha nesta data, que é a segunda mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal. Então estamos falando de até 33 milhões de transações nos dias que antecedem esse segundo domingo de maio, sem contar os filhos esquecidinhos ou atrasadinhos. O canal e-commerce, que já vinha crescendo ano após ano, e, segundo a consultoria Ebit | Nielsen*, cresceu 20% em transações no Dia das Mães de 2019 em relação a 2018, deve ser novamente um grande destaque.

Ainda usando os dados da Ebit | Nielsen*, o ticket médio do Dia das Mães de 2019 foi de R$402 e gerou R$2.2bi em receitas para o e-commerce (quase 5.5 milhões de transações), números que podem ser ultrapassados em 2020. Segundo a TransUnion, a categoria de profissionais que tem mais estabilidade econômica e renda acima da média brasileira é a composta por sócios e trabalhadores de empresas de maior porte, funcionários públicos e profissionais liberais. Apesar do cenário econômico bastante desafiador agravado pelo Covid-19, esses profissionais têm mais condições para manter e até aumentar os gastos com presentes em 2020. Porém representam menos de 10% da população.

Por outro lado, a população, que trabalha na informalidade ou está vinculada a empresas de menor porte, pode retrair os gastos em 2020 para priorizar o pagamento de dívidas e contas de consumo, dado o receio de redução da renda ou perda do emprego. Infelizmente, esses cidadãos ou cidadãs representam mais da metade dos brasileiros.

Para quem é comerciante e espera ver um boom no e-commerce em 2020, a hora é de preparar-se. Nesse momento, reestabelecer contato com clientes inativos, oferecer condições melhores para recuperar aqueles que têm débitos em aberto, investir numa prospecção inteligente com foco em segmentos com mais capacidade e intenção de gastar são alguns dos desafios que, de acordo com o estudo da TransUnion, as maiores empresas do Brasil têm enfrentado e superado com a ajuda de dados e analytics.

Além disso, conhecer o perfil das mães (aposentada, empreendedora, executiva, etc.) também tem sido um trunfo na mão das empresas que investem em personalização das mensagens nas mídias sociais e campanhas de e-mail marketing, gerando frutos positivos tanto em brand awareness quanto em conversão de vendas.

*Geovane Zannetti é Head de Analytics e Data Insights da TransUnion Brasil

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