Uma análise realizada pela TransUnion Brasil em sua base de informações públicas aponta que mais de 18.7 milhões desses brasileiros são mulheres e mães, progenitoras de mais de 41.5 milhões de brasileiros e brasileiras (média de 2.2 filhos por mãe) maiores de idade e com poder de compra, que devem receber pelo menos uma mensagem de amor e carinho nesse Dia das Mães, em que os contatos estão limitados pelas medidas de distanciamento social.
Diferentes pesquisas, como uma realizada pela Meliuz, estimam que 8 em cada 10 filhos oferecerão pelo menos uma lembrancinha nesta data, que é a segunda mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal. Então estamos falando de até 33 milhões de transações nos dias que antecedem esse segundo domingo de maio, sem contar os filhos esquecidinhos ou atrasadinhos. O canal e-commerce, que já vinha crescendo ano após ano, e, segundo a consultoria Ebit | Nielsen*, cresceu 20% em transações no Dia das Mães de 2019 em relação a 2018, deve ser novamente um grande destaque.
Ainda usando os dados da Ebit | Nielsen*, o ticket médio do Dia das Mães de 2019 foi de R$402 e gerou R$2.2bi em receitas para o e-commerce (quase 5.5 milhões de transações), números que podem ser ultrapassados em 2020. Segundo a TransUnion, a categoria de profissionais que tem mais estabilidade econômica e renda acima da média brasileira é a composta por sócios e trabalhadores de empresas de maior porte, funcionários públicos e profissionais liberais. Apesar do cenário econômico bastante desafiador agravado pelo Covid-19, esses profissionais têm mais condições para manter e até aumentar os gastos com presentes em 2020. Porém representam menos de 10% da população.
Por outro lado, a população, que trabalha na informalidade ou está vinculada a empresas de menor porte, pode retrair os gastos em 2020 para priorizar o pagamento de dívidas e contas de consumo, dado o receio de redução da renda ou perda do emprego. Infelizmente, esses cidadãos ou cidadãs representam mais da metade dos brasileiros.
Para quem é comerciante e espera ver um boom no e-commerce em 2020, a hora é de preparar-se. Nesse momento, reestabelecer contato com clientes inativos, oferecer condições melhores para recuperar aqueles que têm débitos em aberto, investir numa prospecção inteligente com foco em segmentos com mais capacidade e intenção de gastar são alguns dos desafios que, de acordo com o estudo da TransUnion, as maiores empresas do Brasil têm enfrentado e superado com a ajuda de dados e analytics.
Além disso, conhecer o perfil das mães (aposentada, empreendedora, executiva, etc.) também tem sido um trunfo na mão das empresas que investem em personalização das mensagens nas mídias sociais e campanhas de e-mail marketing, gerando frutos positivos tanto em brand awareness quanto em conversão de vendas.
*Geovane Zannetti é Head de Analytics e Data Insights da TransUnion Brasil
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