Notícias

Desenvolvedores esperam continuar trabalhando remotamente em 2022

Mais independência, menos despesas, horários flexíveis – a lista de vantagens do trabalho remoto continua e, para muitas pessoas, a mudança para (pelo menos) um modelo híbrido nunca foi tão aparente. Uma das áreas onde essa mudança foi especialmente verdadeira foi a de desenvolvimento de software.

O início da pandemia levou muitas empresas a uma forma completamente nova de trabalhar. No entanto, em 2021 a produtividade começou a retornar aos níveis pré-pandêmicos, de acordo com o relatório anual Octoverse de 2021. A pesquisa revelou que em 2021, as solicitações de “pull request” foram executadas mais rapidamente no trabalho, quase duas vezes mais rápido do que nos projetos de código aberto.

Ao mesmo tempo, essas mesmas solicitações de “pull request” foram requisitadas 25% mais lentamente do que em 2020, aproximando-as dos níveis de 2019 – um sinal de que estamos voltando ao ritmo de trabalho pré-pandêmico. Então, o que realmente funcionou no chamado “novo normal”?

Leia mais: Recrutamento inclusivo é primeiro passo rumo à diversidade

Os dados extraídos de uma pesquisa com mais de 12.000 entrevistados dão uma visão das preferências atuais entre os desenvolvedores quando se trata de local de trabalho. Quando perguntados onde trabalhavam antes da pandemia, 41% responderam em um escritório o tempo todo ou meio período. No entanto, apenas cerca de 11% dos entrevistados dizem esperar voltar a este modelo de trabalho no pós-pandemia, uma queda significativa de 30%.

O GitHub também deu as boas-vindas a 1,4 milhões de novos colaboradores para o código aberto em 2021.

Mudanças na forma de trabalhar, cultura e colaboração

No GitHub, mais de 80% dos engenheiros trabalhavam remotamente antes da COVID-19, no entanto, esse era apenas o caso para cerca de 27% da comunidade de desenvolvedores em geral. Quando perguntados sobre as expectativas para seu ambiente de trabalho, a resposta número um, escolhida por 47,6% dos entrevistados, foi trabalho híbrido, o que significa que os funcionários têm a flexibilidade de escolher de onde trabalham, seja de casa, no escritório ou em qualquer outro lugar do mundo.

Conforme revelado pelo relatório Octoverse, algumas práticas trazem retornos de longo prazo em retenção e produtividade, especialmente em termos de cultura, quando falamos sobre o que faz com que os desenvolvedores e as equipes tenham um melhor desempenho e sejam mais produtivos. Comunicação clara entre os membros da equipe, flexibilidade e documentação confiável são as práticas com maior impacto positivo na experiência geral dos desenvolvedores.

A mudança do local de trabalho impacta a forma como as equipes se comunicam e é importante avaliar quais processos e ferramentas estão sendo usados para apoiar uma comunicação eficiente. Uma boa automação ajuda as equipes a se comunicarem melhor e mais claramente, e a pesquisa mostra que um melhor fluxo de informações é a chave para melhorar a cultura. Ter melhores ferramentas também ajuda os desenvolvedores a se sentirem capacitados a fazer seu trabalho e a se sentirem realizados. Já sobre a documentação, os dados do relatório mostraram que os desenvolvedores veem cerca de 50% de aumento de produtividade quando a documentação está atualizada, detalhada, é confiável e vem em diferentes formatos.

Confiança e respeito também contribuem para uma cultura forte. Os dados mostram que equipes com alta confiança têm mais probabilidade de ter uma cultura de colaboração saudável – 2x mais em ambientes corporativos e 3x mais no código aberto.

Além disso, a mentoria mostrou-se um ativo comunitário importante. Quando novos colaboradores recebem revisões amigáveis e oportunas, e há um compromisso de mentoria, as equipes veem um efeito positivo na produtividade – 46% de melhoria no código aberto, e 16% nas empresas.

Com base nestas descobertas, se as empresas buscam benefícios duradouros relacionados à produtividade, satisfação e retenção de seus talentos, elas devem procurar maneiras de aproveitar as preferências dos desenvolvedores em torno da flexibilidade e colaboração a fim de criar uma cultura mais forte para seus funcionários.

* Julio Viana é regional manager do GitHub no Brasil

Recent Posts

Cisco: trabalhadores buscam escritórios com mais espaços de colaboração

Menos da metade (47%) dos trabalhadores ouvidos por um novo estudo global da Cisco acredita…

35 minutos ago

Meta AI: Meta entra na disputa com o ChatGPT e lança assistente de IA

A Meta entrou na disputa com o ChatGPT com o lançamento oficial da Meta AI,…

2 horas ago

Amdocs: IA generativa terá impacto ‘profundo’ para 90% das operadoras de telecom

Para 90% das operadoras de telecomunicações do mundo, o impacto que a IA generativa terá…

2 horas ago

Bancos pretendem investir R$ 47,4 bi em tecnologia em 2024

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou essa semana a primeira parte da sua já…

3 horas ago

Decisões sigilosas de Moraes sobre remoção de perfis do X são divulgadas por deputados dos EUA

Uma comissão de parlamentares do Congresso dos Estados Unidos divulgou na noite desta quarta-feira (17)…

3 horas ago

SEK anuncia aquisição da Proof

A SEK (Security Ecosystem Knowledge), provedora de soluções e serviços de cibersegurança do Pátria Investimentos,…

4 horas ago