Notícias

Desenvolvedores de software são importantes? Sim, muito

Steve Ballmer disse isso melhor. Os desenvolvedores são extremamente importantes e eles foram os heróis anônimos de 2020. Suponho que isso não choque ninguém, em uma pesquisa recente com executivos da empresa de banco de dados NoSQL Couchbase, 92% dos executivos concordaram.

Eu secretamente detesto o termo de marketing “transformação digital”, que é apenas uma maneira do Gartner de dizer “usando computadores”. No entanto, se você já trabalhou para uma grande empresa, aprenderá que quase tudo é feito de uma maneira terrivelmente ineficiente. “Claro, vou imprimir este formulário que basicamente tem meu nome, assiná-lo, digitalizá-lo, enviá-lo por e-mail e fazer o acompanhamento por telefone em duas semanas”.

Esses processos quebraram rapidamente à medida que a pandemia se transformava em mais do que conversa remota por parte das empresas que têm um servidor Slack, mas só contratam pessoas do Vale do Silício e as fazem viajar duas horas para o centro de São Francisco.

A gerência não tem a melhor reputação de estar em sintonia com os problemas do desenvolvedor, mas pelo menos 49% ouviram que suas equipes de desenvolvimento têm muitas coisas para fazer em pouco tempo. Apenas 10% disseram que suas equipes “nunca têm reclamações”, o que significa que eles são mentirosos ou têm uma política de apenas receber reclamações sem máscara e pessoalmente.

Há muito tempo não acredito na “escassez de desenvolvedores”. Ter entrado em edifícios que pareciam estar coletando desenvolvedores até onde a vista alcançava – apenas para colocá-los em cubículos. Essas mesmas organizações desperdiçaram a maior parte do tempo de seus desenvolvedores em tarefas erradas e comunicação deficiente, que tentaram resolver com mais reuniões. Os dois principais problemas da pesquisa foram objetivos e comunicação.

Enquanto muitas organizações reduziram outras funções à medida que as empresas se transformavam para se ajustar ao “novo normal” (outro termo que odeio), elas continuaram a adicionar desenvolvedores. As empresas aumentaram suas equipes de desenvolvimento em quase 20% – pelo menos fora do Reino Unido, onde acho que decidiram não apenas fazer o Brexit, mas também o Techxit – entendeu?

Parece que 2021 é uma nova temporada dos mesmos redatores de 2020, então provavelmente podemos esperar mais do mesmo com mais desenvolvedores, transformação mais rápida e metas pouco claras mal comunicadas. No entanto, é bom saber que apenas 10% dos executivos não estão ouvindo.

*Andrew C. Oliver é colunista e desenvolvedor de software com uma longa história em código aberto, banco de dados e computação em nuvem. Ele fundou o Apache POI e atuou no conselho da Open Source Initiative. Ele também ajudou com marketing em startups, incluindo JBoss, Lucidworks e Couchbase.

Recent Posts

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

27 minutos ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

57 minutos ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

16 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

17 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

19 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

20 horas ago