Categories: Notícias

CPqD, Aker e Ztec lançam solução para comunicação móvel segura

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) anunciou nessa sexta-feira (10/4) a sua nova solução de comunicação segura e gerenciamento de dispositivos móveis.

Desenvolvida em parceria com a Z Tecnologia em Comunicação e com a Aker Security Solutions, a novidade será apresentada oficialmente durante a feira internacional de defesa e segurança LAAD Defence & Security, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de abril, no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

A solução foi totalmente desenvolvida no Brasil com o objetivo de atender às necessidades específicas do setor de defesa e segurança.

Segurança
Segundo Bruno Gobbis, gerente de produto do CPqD, um dos pontos fortes da solução é o alto nível de segurança na comunicação, possível graças à criptografia fim a fim em todas as informações trocadas e consumidas via dispositivo móvel.

O presidente da Aker, Rodrigo Fragola, afirma que as diversas camadas de segurança (servidores, firewall, antivírus, sistema de prevenção de intrusão) foram pensadas para mitigar ataques laterais ao sistema e garantir a confiabilidade do ambiente.

Outro destaque é para a parte de aplicativos. A solução permite que empresas separem as aplicações pessoais das corporativas por meio de uma espécie de “contêiner blindado”, que permite acesso do usuário apenas após a autenticação.

Fora isso, estão incluídos diversos apps de comunicação segura, como chat, SMS, e-mail e VoIP, suportados por um sistema de arquivos que permite importar para o contêiner qualquer arquivo do dispositivo móvel, para que seja criptografado e enviado para outra pessoa de forma segura. Também é possível incluir nesse ambiente restrito outros aplicativos corporativos, desde que a empresa ou instituição detenha o código-fonte.

Como funciona
Por meio de um cartão MCI SD (Módulo Criptográfico Interno com interface SD) fornecido pela Ztec, o qual é inserido no lugar do cartão de memória nos celulares e tablets, a solução fornece uma rede de comunicação criptografada, criando um ambiente seguro no dispositivo móvel, explica Raimundo Saraiva, executivo da empresa. A solução possui um sistema operacional próprio, baseado em Android.

Ainda de acordo com Saraiva, o cartão é compatível com as regulamentações brasileiras e está apto a receber o algoritmo de Estado implementado em software ou hardware.

Por meio de um portal on-line, a solução também oferece recursos para o monitoramento e o gerenciamento remoto em tempo quase real de todos os dispositivos da rede, conteúdos e aplicativos móveis.

Dessa forma, em caso de roubo ou perda do celular, por exemplo, os administradores de TI podem apagar o conteúdo do aparelho remotamente. Além disso, é possível enviar notificações aos usuários, gerir senhas, entre outros recursos de gerenciamento.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

23 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

24 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago