Notícias

O constante desafio das mulheres no mercado de TI

A indústria de tecnologia, uma das esferas mais dinâmicas e inovadoras da economia global, desempenha um papel vital em uma sociedade cada vez mais digitalizada. Historicamente, esse setor tem sido amplamente dominado por homens. Mas, felizmente, as mulheres têm conquistado uma presença cada vez mais notável e impactante nesse cenário profissional.

Uma das principais barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de tecnologia é a falta de representação em cargos de liderança. Levantamento da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) sobre o papel das mulheres na formação da liderança das empresas aponta que o número de homens em cargos de liderança ainda é maior, com 61% do total.

Ainda é comum observarmos um predomínio masculino nas equipes de várias empresas de tecnologia, perpetuando falta de espaço e possíveis oportunidades. Tanto é que, segundo estudo das consultorias Bain & Company, em parceria com a Data Hackers, indica que apenas 24,5% dos cargos em TI são ocupados por mulheres.

Estudos também mostram que as mulheres no setor de TI geralmente recebem salários inferiores em comparação aos de seus colegas homens, mesmo desempenhando funções semelhantes e tendo níveis de educação e experiência compatíveis. Os dados coletados pela Rocketseat apontam que as mulheres recebem em média R$ 4.013.69, valor inferior à média salarial dos respondentes masculinos, sendo R$ 6.364.54. Além de representar apenas 20% dos profissionais de tecnologia brasileiros, afirma a pesquisa.

Oportunidades para mudança para mulheres

É crucial encorajar as mulheres a buscarem carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) ou onde elas queiram estar. Iniciativas que promovem a educação tecnológica para meninas e mulheres podem ajudar a equilibrar a representação de gênero no setor.

Estabelecer programas de mentoria que conectem mulheres nessa área com profissionais experientes pode ser uma maneira eficaz de apoiar o crescimento de suas carreiras. Além disso, promover eventos e grupos de networking focados em mulheres no setor pode criar oportunidades de conexão e colaboração.

As empresas podem implementar políticas de diversidade e inclusão que incluam metas para aumentar a representação de mulheres em todos os níveis da organização. Também é importante promover um ambiente de trabalho inclusivo e livre de preconceitos. Incentivar o empreendedorismo feminino nesse setor é fundamental. Fornecer acesso a financiamento, recursos e mentoria para mulheres que desejam iniciar suas próprias empresas pode criar um impacto significativo.

A presença e contribuição das mulheres estão crescendo e trazendo benefícios tangíveis para a indústria. À medida que mais mulheres se envolvem em tecnologia, a indústria se torna mais rica em perspectivas, inovação e liderança diversificada. O futuro promissor das mulheres nesta área demonstra que a inclusão não é apenas uma questão de equidade, mas também uma força impulsionadora para o progresso tecnológico e empresarial.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

3 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

3 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago