Conheça os 5 vencedores da Maratona Behind the Code 2021

Author Photo
6:45 pm - 20 de dezembro de 2021
código

A IBM apresentou no sábado (18) os cinco vencedores da grande final da terceira edição da Maratona Behind the Code 2021, realizada em parceria com a IT Mídia. Os finalistas tiveram quatro horas para resolver um desafio online fechado proposto pela IBM. Os vencedores são: Bruno Campos Santos (1º Lugar; Brasil); Igor de Moura Ventorim (2º Lugar; Brasil); Gustavo Luiz de Quadra (3º Lugar; Brasil); María Victoria Jorge Mauriello (4º Lugar; Venezuela); Yuri Thomas Pinheiro Nunes (5º Lugar; Brasil).

Ao longo do mês de outubro, os participantes da Maratona receberam treinamentos técnicos práticos e dicas de carreira. Em dezembro, os top 100 receberam instruções para se prepararem para o desafio final focado em questões de agricultura na região, considerando que de acordo com o Banco Mundial, representa de 5% a 18% do PIB em 20 países da América Latina e do Caribe. Para o desafio, os finalistas tiveram que usar os APIs e dados de The Weather Company, criar um assistente virtual chamado WeatherBOT e implementá-lo usando Red Hat OpenShift. Os cinco vencedores da Maratona resolveram o desafio com mais precisão e acuracidade.

Os vencedores da Maratona receberam o título de Master Devs da região e vouchers adicionais para impulsionar o prêmio anteriormente entregados pela IT Mídia ao Top 100. No geral, prêmios incríveis foram oferecidos aos participantes durante a Maratona deste ano como a possibilidade de participar de entrevistas de emprego para a vaga de Desenvolvedor de Aplicações na IBM Consulting América Latina, vouchers em dólares para resgatar em marketplaces oferecidos pelos parceiros estratégicos da Maratona e bolsas da Digital House para fazer cursos online em Marketing Digital, Data Analytics, Programação Web Full Stack ou Data Science.

Maratona Behind The Code

Maratona Behind the Code foi criada para empoderar as pessoas e “fechar” a lacuna de talentos de TI na América Latina. A iniciativa foi realizada em parceria com a TI Mídia e contou com o apoio de parceiros como Algar Tech, Bantotal, GFT, Quanam e Sonda, que propuseram desafios de negócios do mundo real aos participantes que podiam ser resolvidos com tecnologias disruptivas incluindo Inteligência Artificial, IoT e Ciência de Dados, todas disponíveis na IBM Cloud.

Desde 2019, a competência tem reunido a mais de 100.000 desenvolvedores residentes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela que escreveram mais de 300,000 linhas de código para resolver desafios em áreas como open banking, automação e chatbots, monitoramento de condições de saúde e análise de churn. As principais tecnologias utilizadas nos desafios foram: Watson Studio, Watson Assistant, Cloud Functions e Watson Machine Learning.

“Maratona Behind the Code é uma competição onde o talento, a tecnologia e a confiança convergem”, disse Claudio Bessa, Head of Build Ecosystem & Developer Advocacy, IBM América Latina. “Estamos entusiasmos de colaborar com o nosso ecossistema de parceiros. Juntos estamos empoderando talentos na região para que fortaleçam e adquiram novas habilidades tecnológicas em Hybrid Cloud e AI, enquanto ajudam as empresas a resolver seus desafios de transformação digital”.

“O Brasil atualmente tem um gap gigantesco em talentos em TI, com mais de 500 mil vagas abertas. E o cenário se repete na América Latina. Um projeto como o da Maratona Behind the Code, mais que premiar os melhores talentos, serve de estímulo para que novas pessoas se motivem a estudarem tecnologia”, disse Vitor Cavalcanti, Diretor-geral no Instituto IT Mídia e sócio na IT Mídia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.