Notícias

Como se demitir e deixar as portas abertas na antiga empresa

Não é preciso muita experiência profissional para entender por que é importante sair de uma empresa mantendo o respeito e profissionalismo: quando o processo de desligamento ocorre de forma respeitosa e profissional, o empregado consegue manter sua reputação dentro daquele ambiente de trabalho e pode, no futuro, ser considerado para outro cargo.

Porém, como esse momento ainda é visto como tabu em muitas empresas, não bem comuns os casos em que as pessoas ficam em dúvida sobre qual tipo de atitude adotar e o que elas podem ou não fazer durante esse período de transição.

Leia na IT Trends

5 dicas para turbinar seu perfil no LinkedIn

Confira 10 habilidades comportamentais em alta em 2020

A consultoria de recrutamento Robert Walters listou algumas atitudes que podem ser adotadas para tornar esse momento mais fácil todas as partes. Confira:

Siga as regras de demissão da sua empresa

Verifique seu contrato de trabalho para saber mais sobre o período de aviso esperado. É uma cortesia profissional honrar essas diretrizes, e não são apenas boas maneiras; seus benefícios de rescisão podem depender disso. Não importa o quanto o seu novo empregador esteja pressionando você a começar o mais rápido possível, você tem um compromisso com a sua empresa atual que deve ser cumprido.

Se seu novo trabalho for com um concorrente, verifique se você não está quebrando seu contrato aceitando a posição. Se você decidir avançar com o novo trabalho, apesar de quaisquer limites contratuais, esteja preparado para ser solicitado a deixar as instalações do seu trabalho atual imediatamente.

Se demita pessoalmente

Sempre avise pessoalmente e, caso seja necessário, faça uma carta de próprio punho formalizando o pedido. Nunca peça demissão por e-mail, pois isso pode ser visto como um ato altamente desrespeitoso.

Nos casos em que o emprego se dá de forma remota, vale agendar uma videoconferência com o seu superior direto.

Seja gentil

Durante sua reunião de demissão, aproveite a oportunidade para agradecer ao seu chefe pela experiência e pela oportunidade que teve em seu emprego atual. Vale destacar alguma competência ou traço de comportamento que o tempo passado no local te ajudou a desenvolver.

Mantenha a positividade

Nunca reclame com colegas de trabalho sobre sua insatisfação no trabalho. Nunca critique seu emprego ou chefes atuais durante uma entrevista com um possível empregador. Também evite falar mal seu trabalho nas mídias sociais.

Se alguém te perguntar por que você está indo embora, a resposta ideal seria “para uma oportunidade melhor”. Se você não tiver outro emprego alinhado, talvez tenha que ser mais honesto, mas sempre de forma profissional: “Este não é o ambiente certo para mim” soa muito melhor do que “eu odeio meus colegas de trabalho!”

Mesmo em casos em que a saída é causa por conta de um ambiente tóxico (caso no qual é extremamente válido pontuar o motivo que levou à demissão), é importante que as informações sejam transmitidas de forma clara e objetiva.

“Sua demissão deve ser curta e direta. Tenha certeza de sua decisão, mas seja grato pelas oportunidades que você teve‘’ explica Kevin Gibson, CEO Latam da Robert Walters.

Garanta boas recomendações

Peça recomendações antes de partir. Se você já tem um trabalho alinhado, isso pode não parecer necessário, mas é sempre bom ter contatos em seus trabalhos anteriores caso um dia você precise de recomendações.

Diferente das décadas passadas, é muito comum mudar de trabalho a cada cinco anos, a fim de manter a experiência nova e o aprendizado vivo, por isso saber como lidar profissionalmente com uma transição de trabalho é uma habilidade extremamente valiosa.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

6 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

7 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

9 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

10 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

10 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

11 horas ago