Como a Salesforce busca se tornar uma ‘trusted company’

Durante Dreamforce, companhia anunciou ter atingido neutralização de emissões de CO2 e nuvem dedicada para fins de sustentabilidade

Author Photo
2:45 pm - 21 de setembro de 2021
Salesforce Towe, em São Francisco, CA. Foto: Shutterstock

Durante coletiva de imprensa que abriu o Dreamforce, evento anual da gigante de CRM Salesforce, Brett Taylor, COO, anunciou que a companhia reimaginou todo o seu portfólio para endereçar as necessidades de “um novo mundo”. E por novo mundo não se entende aqui como o chavão que cansamos de ouvir nos primeiros meses da pandemia de COVID-19: “o novo normal”.

O novo mundo, na verdade, nem é novo. Ele só vem acrescentando camadas de complexidade devido à onipresença digital e esticando as cordas entre grupos. “Estamos no meio de crises, uma pandemia global, uma crise de desigualdade que foi exacerbada por essa pandemia, as nossas escolas públicas, o impacto dessa pandemia através dos gêneros… Se você abrir qualquer jornal, você vai ler sobre a Grande Renúncia e a Grande Relocação, isso mostra como estes últimos dois anos foram disruptivos para a força de trabalho. E no meio disso uma crise de sustentabilidade”, contextualizou Taylor.

O tema do Dreamforce deste ano é a “Trusted Enterprise” ou, em português literal, a “organização de confiança”. Taylor também reverbera um discurso trabalhado pelas organizações na esteira da crescente importância do ESG (sigla Sustentabilidade, Social e Governança): “negócios são uma grande plataforma para mudanças”, disse. Neste sentido, a Salesforce revelou neste Dreamforce a atualização da sua nova “nuvem” dedicada ao tema da Sustentabilidade, a Sustainability Cloud, agora em versão 2.0. Em pormenores, uma plataforma e infraestrutura que dá suporte a clientes para rastrearem e reduzirem suas emissões de carbono.

A própria Salesforce anunciou também que se tornou uma companhia “Net Zero”, neutralizando os impactos de emissões em toda sua cadeia de valor e que conseguiu ao adquirir 100% de energia renovável para suas operações. Para esta entrega, a Salesforce desenvolveu estratégias de redução de emissões levando em consideração o modelo de trabalho anywhere, sua infraestrutura, viagens a negócios e cadeia de suprimentos.

Por “Net Zero” vale abrir um parênteses. Entende-se o país ou empresa que consegue cortar a maior parte de suas emissões por meio de energia limpa e eficiência, compensando o restante removendo o dióxido de carbono da atmosfera ou eliminando as emissões em outros lugares – podendo aqui comprar créditos de carbono.

“Mudanças climáticas são uma das crises mais urgentes que encaramos como planeta e cada um de nós tem a responsabilidade de ajudar”, disse Marc Benioff, CEO e presidente do Conselho da Salesforce, em comunicado. “[…] Juntos, nós podemos sequestrar 100 gigatoneladas de carbono restaurando, conservando e crescendo 1 trilhão de árvores, suportando uma revolução ecoempreendedora para desenvolver soluções climáticas inovadoras e acelerar a Fortune 1000 a alcançar o Net Zero”, acrescentou.

Sustainability Cloud 2.0

Suzanne DiBianca, Chief Impact Officer e EVP para Corporate Relations na Salesforce, detalhou durante a coletiva os esforços por trás do Sustainability Cloud 2.0. A solução foi usada para dar apoio às estratégias de neutralização de emissões da Salesforce.

“O Sustainability Cloud alimentou nosso caminho para o Net Zero e estamos capacitando clientes com as ferramentas e os dados confiáveis de que precisam para reduzir suas emissões de carbono e tomar medidas climáticas”, destacou. Com a tecnologia, a Salesforce conseguiu reduzir seu processo de contabilização de carbono de mais de seis meses para seis semanas.

Em pormenores, o Sustainability Cloud oferece via plataforma uma visão completa da pegada ambiental de clientes com dados para relatórios ESG personalizáveis. Esses dados se mostram essenciais para auditorias de terceiros, registros financeiros, reputação corporativa e construção de confiança com todas as partes interessadas.

Segundo a Salesforce, as empresas serão capazes de visualizar um caminho mais rápido para atingir a neutralização de emissões com Planejamento de Ação Climática, que inclui previsão, planejamento de cenário e planos de descarbonização.

A Salesforce também anunciou um plano de ação climático, oferecendo um benchmarking para a indústria. Em parceria com a 1t.org (da qual é sócia-fundadora), anunciou uma meta ambiciosa para 2030: conservar, recuperar e plantar 1 trilhão de árvores.

Entre outros anúncios de destaque do Dreamforce 2021 e que vão na direção de “um novo mundo”, está a Health Cloud 2.0, tecnologia desenvolvida para apoiar e capacitar empresas e governos a oferecer melhores práticas de saúde e segurança para funcionários, clientes e comunidades. Nesta edição do Dreamforce, cerca de mil participantes participam do evento híbrido, ocasião que também se tornou oportuna para a empresa de CRM implantar e testar o “Dreampass”.

O “passe” integra o Health Cloud 2.0 e habilita protocolos de segurança para COVID-19, que são escaláveis ​​para os participantes presenciais, incluindo gerenciamento de garantia de vacinação, integração com fornecedores de teste e entrega de comunicações personalizadas automatizadas em todo o processo.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.