“Decisões que tomamos hoje podem estar erradas em seis meses”, diz chefe de IA da Dell

Implementar uma arquitetura aberta e flexível para poder se adaptar ao rápido ritmo de evolução da inteligência artificial (IA). Essa é a sugestão de Jeff Boudreau, Chief AI Officer (CAIO) da Dell Technologies, para clientes que querem estar prontos para as transformações que a transição do mundo para IA trarão para as organizações.

“Sinto que, comparado ao ritmo de inovação que vi em outras transições, não há nada como isso. Nós ainda temos muito a aprender”, disse o executivo em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa durante o Dell Technologies World, principal evento anual da empresa que acontece em Las Vegas nesta semana.

“Converso muito com nossos clientes para garantir que eles pensem junto com o ritmo de inovação e tenham uma arquitetura aberta e flexível para apoiar suas necessidades, porque as decisões que tomamos hoje, em seis meses podem estar erradas”, completou.

Jeff Boudreau tem uma trajetória de mais de 25 anos na Dell. Nos últimos quatro, liderou a unidade de infraestrutura da empresa, como presidente e gerente geral do Infrastructure Solutions Group (ISG). A explosão da adoção e desenvolvimento de IA dos últimos anos, no entanto, o levaram a assumir uma posição inédita dentro da Dell, a de CAIO, criada há nove meses.

Leia mais: Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

“Nós acreditávamos que estávamos um ponto de inflexão. Queríamos posicionar simbolicamente a ideia de que queremos liderar e inovar neste espaço. Como parte desse simbolismo, assumi este posto de IA que atravessa toda a Dell”, contou em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa durante o Dell Technologies World.

No cargo, Boudreau tem a responsabilidade de definir e refinar a estratégia de inteligência artificial da companhia, além de promover governança, políticas e melhores práticas para a adoção de IA. Sua posição não impacta apenas os produtos da Dell, mas também sua operação interna.

Segundo o executivo, a Dell foi a “paciente zero” de sua própria estratégia de IA. Desde o ano passado, a empresa tem promovido experiências e provas de conceito com IA para entender como a IA pode gerar eficiência para sua operação, que soma 130 mil colaboradores globalmente.

Mas as transformações da IA também impactam o portfólio de produtos da empresa. Um dos exemplos disso é o chamado Projeto Helix. No ano passado, quando o IT Forum também esteve no Dell Technologies World, a iniciativa, em parceria com a Nvidia, foi um dos destaques da convenção, e permitia às empresas treinarem seus próprios modelos de uso específico para criar aplicações de IA generativa com dados proprietários.

Desde o anúncio, o mercado evoluiu para uma direção diferente. A grande maioria das aplicações que passaram a ser adotadas por organizações são do tipo Retrieval-Augmented Generation (RAG) ou por inferência. O Helix foi incorporado aos designs validados da empresa, mas deixou de ser ponto focal da estratégia de IA da Dell – baseada na “fábrica de IA”.

“Eu tenho um algoritmo muito simples para uma jornada de sucesso com IA. É preciso de dados mais mapeamento de processos e reengenharia mais integração do stack de tecnologia, Se feitos juntos, isso resulta em uma jornada de IA bem-sucedida. Se você fizer apenas uma parte dessa equação, provavelmente não vai obter o retorno que esperava”, afirmou.

*o repórter do IT Forum está em Las Vegas a convite da Dell Technologies

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

6 oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

12 horas ago

IA dá vida a personas digitais criadas pela NTT Data

Os profissionais dedicados, principalmente, as áreas de marketing e produto de empresas, estão acostumados com…

14 horas ago

Segurança nacional: Estados Unidos proíbem venda de software da Kaspersky

A partir de 20 de julho, a Kaspersky estará proibida de comercializar seu software para…

1 dia ago

Manufatura brasileira avança em digitalização, mas está longe de ser ‘indústria 4.0’

As indústrias brasileiras avançaram na digitalização de suas operações, mas o conceito de indústria 4.0…

1 dia ago

OpenAI adquire startup Rockset para fortalecer análise de dados

A OpenAI anunciou nesta sexta-feira (21) a aquisição da Rockset, uma startup especializada em busca…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Intel, Schneider, Digibee e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago