Categories: Notícias

Certificado digital será obrigatório no Simples Nacional

Desde dezembro de 2015, o governo vem ampliando a exigência da adoção da identidade digital para as Pessoas Jurídicas (PJs). Naquele ano, incluiu as empresas com mais de 10 funcionários. Em janeiro de 2016, estendeu a necessidade para a rotina operacional das PJs com mais de oito empregados e no meio do ano, para as com mais de cinco funcionários. Agora, o governo torna o requisito ainda mais abrangente.

Portanto, a agenda do governo que prevê o uso da assinatura digital pelas empresas terá nova atualização na virada do ano. Assim, as empresas optantes pelo Simples Nacional com mais de três funcionários passam a ter a obrigatoriedade de uso da certificação digital.

“A aplicação da exigência foi conhecida ainda em meados de 2016”, diz o diretor da Autoridade Certificadora DOCCLOUD, Renato Teixeira. “A identidade on-line já faz parte do dia a dia das grandes, médias e pequenas empresas para envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias e a tendência é cada vez mais fazer uso do registro eletrônico como meio de confirmar a autenticidade de documentos e declarações.”

Para as empresas do Simples Nacional com mais de três funcionários, a certificação digital deverá ser exigida para entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GFIP) e declarações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Segundo Teixeira, a utilização do certificado digital trará mais segurança às transações e celeridade operacional a essas empresas, além de redução de custos, principalmente os relacionados a deslocamentos e autenticações. “A assinatura digital pode ser usada para concretizar compras, assinar contratos, abrir, movimentar e encerrar contas bancárias, entre outras facilidades”, relata.

Para os profissionais contábeis, prossegue o executivo, a exigência não altera a rotina dos escritórios, já alertas ao cronograma de obrigações fiscais das empresas. O ponto de atenção é a validade do certificado digital, que precisa estar ativo para envio das informações.

“A DOCCLOUD tem mais de 470 estabelecimentos credenciados em todo o País. O registro é feito no mesmo dia do atendimento, graças ao moderno parque tecnológico da empresa, com infraestrutura de última geração, gerenciamento customizado e com suporte avançado, que põe fim a distância física, evita fraudes, falsificações e permite que um maior número de serviços eletrônicos seja realizado com absoluta segurança”, finaliza.

Recent Posts

IA generativa traz de volta discussão sobre Shadow IT

A inteligência artificial (IA) ganhou popularidade e notoriedade depois do lançamento do ChatGPT. Rapidamente, as…

44 minutos ago

Web Summit Rio: treinamento de IA é necessário entre comunidades sub-representadas, diz VP da IBM

Melhor treinamento e educação são necessários para reduzir a crescente lacuna global em habilidades de…

14 horas ago

SAS: sem dados, sem IA generativa

O fundador e CEO do SAS, norte-americana focada em analytics, Jim Goodnight, costuma dizer que…

14 horas ago

Web Summit Rio: IA deve estar conectada a um contexto amplo, diz CTO do Nubank

A adoção da inteligência artificial (IA) não deve acontecer através da conexão de modelos pontuais…

14 horas ago

IA generativa avança na saúde, mas traz preocupações

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no setor da saúde. Startups voltadas…

16 horas ago

Kishore Kumaar é o novo country manager da ManageEngine no Brasil

A ManageEngine, divisão da Zoho Corporation dedicada a soluções de gestão de TI empresarial, anunciou…

17 horas ago