Notícias

BrazilLAB quer acelerar startups com tecnologias de combate à covid-19

O BrazilLAB, hub de inovação e tecnologia para governos que acelera soluções e conecta startups e o Poder Público, anunciou uma força-tarefa para mapear e acelerar tecnologias que possam ajudar governos a enfrentarem os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. O programa, lançado na sexta-feira (10/07) se estenderá até dezembro deste ano, selecionando, através de edital, startups, pequenas e médias empresas com soluções implementáveis para as esferas municipal, estadual e federal para as áreas de Educação, Digitalização no Poder Público e Inclusão Produtiva. As inscrições vão até dia 27 de Julho.

“Diante de uma pandemia, surgem novas questões que exigem respostas imediatas. Nossas vidas mudaram abruptamente e a propagação do vírus gerou consequências jurídicas, econômicas e sociais graves para as quais os governos não estavam preparados. As mudanças foram exponenciais e a tecnologia também o terá de ser. As soluções digitais terão um papel fundamental no combate aos mais diversos impactos negativos do coronavírus, e nosso objetivo é acelerar a transformação digital necessária para que o poder público responda com efetividade a esses novo cenário”, explica Letícia Picolotto, fundadora e CEO do BrazilLAB.

Os inscritos devem apresentar soluções tecnológicas relacionadas à educação (ensino à distância, inovações para sala de aula pós-crise, capacitação de docentes e habilidades e competências do Século XXI), inclusão produtiva (como fomento ao empreendedorismo periférico, formação de jovens – com habilidades técnicas e socioemocionais- e conexão com emprego, reskilling), bem como Digitalização no Poder Público (teletrabalho, digitalização de serviços, uso novas tecnologias na gestão).

Segundo o BrazilLAB, as ações da força-tarefa devem incluir o diagnóstico das demandas dos governos e sociedade, a curadoria de soluções inovadoras e de impacto, a oferta de mentorias e sugestões de aprimoramento das soluções, além da conexão das iniciativas ao setor público. Os resultados das soluções serão avaliados ao longo do programa. “Será imprescindível monitorar a implementação das soluções para que seja possível demonstrar qual pode ser o impacto da adoção de tecnologias no setor público”, afirma a CEO do BrazilLAB.

A força-tarefa contará com quatro pilares de atuação

Aceleração de startups e PME’s: serão duas rodadas de aceleração, cada uma contando com 15 empresas. O programa contará com ações de capacitação e mentoria de soluções inovadoras, além da definição das verticais a serem trabalhadas, diagnosticando cada empresa para direcioná-las a capacitações e mentorias.

Roadshow virtuais: compreende a apresentação e conexão das empresas selecionadas a gestores. Para isso serão realizados encontros virtuais temáticos para apresentação das soluções das startups a líderes governamentais.

Comitê de especialistas: será criado um comitê de especialistas que será responsável por mensurar os impactos e a efetividade dos projetos, bem como definir as temáticas a serem trabalhadas. Serão representantes do terceiro setor, academia e empresas públicas e privadas.

Mensuração de impacto: as soluções das startups serão monitoradas constantemente de modo a aferir a viabilização dos produtos e principalmente comprovar a sua eficiência.

Aos interessados, as inscrições na força-tarefa do BrazilLAB devem ser feitas de forma online, no site da organização.

Recent Posts

AMD aposta na evolução dos PCs de IA com novos chips para uso empresarial

A AMD anunciou nesta terça-feira (16) novos chips para setor corporativo das séries Ryzen Pro…

3 minutos ago

Reino Unido avança lentamente na regulamentação da Inteligência Artificial

O Reino Unido está dando passos decisivos, embora ainda tímidos, em direção à regulamentação da…

46 minutos ago

Faltam 15 dias para o IT Forum Trancoso 2024

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Faltam apenas 15 dias para o começo do…

2 horas ago

Gartner: 75% dos engenheiros de software usarão IA para fazer códigos até 2028

Três em cada quatro (75%) dos engenheiros de software que atuam em empresas vão usar…

2 horas ago

BGC: empresas que usam IA em KPIs têm três vezes mais benefícios financeiros

Um relatório divulgado recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que 34% das empresas estão…

3 horas ago

CGI.br recomenda regulação de redes sociais baseada em texto rejeitado por Lira

Alguns dias após o anúncio, por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de…

4 horas ago