Notícias

Mês da Internet Segura: brasileiros perderam mais de R$ 1 bilhão em golpes digitais em 2023, 12% a mais que 2022

Para um ambiente online mais seguro, aliar tecnologia com educação digital é fundamental e esse é um dos objetivos do mês Mundial da Internet Segura, que ocorre anualmente em todo o mundo.  

Em um mundo cada vez mais digitalizado, falar sobre o tema segue sendo importante, tendo em vista que em 2023 as fraudes foram responsáveis por uma perda estimada de R$ 1,1 bilhão aos brasileiros, 12% a mais que em 2022. Os dados são de um estudo de mercado realizado pela OLX sobre golpes digitais ocorridos em 2023. 

Leia mais: Gerenciando os riscos de ataques à identidade: sua maior vulnerabilidade e o vetor mais explorado 

No ano passado, os golpes mais comuns foram Falso Pagamento (30,5%), Invasão de Conta (25,6%) e Coleta de Dados (17,8%). Os golpes de falso pagamento e invasão de conta apresentaram aumento de 19% e 51% respectivamente em comparação a 2022. O golpe do falso anúncio, que estava entre os três principais no ano retrasado, caiu 51%, ficando fora dos maiores golpes do ano. 

“A prevenção é ainda a melhor solução para um ambiente online mais seguro. para além das soluções de tecnologia, é fundamental educarmos digitalmente a população. Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e para que migrem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, VP de Produtos da OLX. 

São Paulo é o estado com mais incidência de golpes (45%), seguido por Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (8%). Carros, vans e utilitários estão no topo da lista dos produtos mais visados pelos golpistas, representando 25%. Celulares e smartphones estão em segundo lugar, com 22%, seguido de videogames, com 13%.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2023 e 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online. 

Conheça os principais golpes

Falso pagamento

Liderando o ranking, os incidentes com falsos pagamentos são uma atualização do antigo golpe do envelope vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagens, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda.

Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens. Pode ocorrer também quando o fraudador se passa por uma loja que não existe e envia um falso boleto para pagamento. A vítima paga o boleto acreditando ter conseguido uma ótima oferta e o produto nunca chega, pois não existe. 

Invasão de conta

Normalmente o fraudador tenta entrar em contas de plataformas online utilizando o login e senha de bases vazadas na internet. Ao conseguir o acesso da conta, ele realiza compras ou publica anúncios falsos, de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento e nunca enviando o produto para o comprador. 

Roubo de dados

Os fraudadores aproveitam oportunidades para roubar dados das vítimas e os utilizarem em golpes futuros, utilizando métodos como engenharia social, vulnerabilidade de sistemas e uso recorrente de senhas fracas. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

IA e abuso infantil: desafios tecnológicos para a proteção das crianças on-line

Um relatório da Universidade de Stanford alerta que o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e…

4 horas ago

Compass UOL reúne empresas adquiridas no AI/R Group

A Compass UOL, junto de suas empresas adquiridas nos últimos anos - Avenue Code, EdgyLabs,…

5 horas ago

Lideranças do Instituto Heineken, Petrobras e Basf discutem futuro sustentável no Distrito Itaqui

Nesta segunda-feira (22), em que se celebrou o Dia do Planeta, cerca de 30 executivos…

6 horas ago

EXCLUSIVO: AWS anuncia funcionalidades no Bedrock com foco em eficiência e diminuição de custo

A AWS tem como estratégia ser capaz de oferecer aos seus clientes opções de modelos…

7 horas ago

Sicoob Engecred investe em tecnologia e se torna cooperativa plena

Uma das maiores cooperativas do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o Sicoob…

7 horas ago

Zendesk aumenta incorporação de GenAI no portfólio de experiência do cliente

A Zendesk anunciou na semana passada, durante evento nos EUA, uma série de lançamentos que…

9 horas ago